RECORDAÇÕES DA INFÂNCIA - CASA DA PIEDADE

Lembranças da infância – Casa da Piedade

Minha família sempre morou em casa alugada. Moramos em uma casa que chamávamos de casa da Piedade. Ela tinha esse nome por que a moradora da casa era a D. Piedade. Ela já tinha morrido. Porém na casa havia um quarto fechado como os móveis dela. Quando éramos crianças tínhamos muito medo de alma. Por isso eu não ficava sozinha no quarto perto do quarto dela. Em um dos quartos havia um oratório que também tinha sido dela.

Lembro-me de muitos fatos interessantes acontecidos em minha vida quando eu morava nesta casa: minha primeira comunhão, minha primeira e segunda coroação a Nossa Senhora, bodas de prata da minha mãe, e me lembro que tive catapora. Minha catapora foi tão forte, que minha mãe dizia que o que eu tinha era varicela, pois ela não sabia que catapora e varicela é a mesma doença.

Lembro-me de um Natal que foi o primeiro Natal que todos nós ganhamos um presente. Minha irmã Nilza, Celina e eu ganhamos um boneco de papelão, com roupa de papel crepom. Meu irmão Nilson ganhou um cavalinho. Segundo meu irmão foi o único presente que ganhou na sua infância. Meu boneco de papelão foi um dia esquecido no quintal e à noite choveu. No dia seguinte encontrei meu boneco todo encharcado de água e ao pegá-lo, desmanchou todo. Lembro-me de um Natal que ganhamos uma bexiga que estourou no mesmo dia.

Tivemos de mudar dessa casa para outra que ficava na Rua do Cruzeiro, hoje com nome de Rua São Sebastião. Esta rua que ficava a casa da Piedade era chamada de Rua das flores, embora não tivessem flores. Não me lembro de nenhuma casa com jardim nessa rua. Nessa cidade as casas não têm jardins. Mudamos dessa casa porque apareceram percevejos.