O que dizem os astros 

                           -2010-




          Os astros?
          Nunca fui de acreditar cegamente no que eles anunciam. Sim, podem me chamar de imbecil.
          Agora, como se diz aqui na Bahia, assunte só, assunte só: acreditando ou não neles, vez em quando estou a consultá-los, através dos Horóscopos que, segundo o Larousse Ilustrado, oferecem prognósticos astrológicos "tirados da interpretação  da posição dos astros no momento do nascimento de uma pessoa".
          Noite dessas, usei meu celular - objeto ao qual raramente recorro - para perguntar a uma parenta, que curte com bravura e paciência as coisas ligadas à Astrologia, a razão deste meu contraditório comportamento. Sem entrar em detalhes, ela aconselhou-me a ler os Horóscopos que fosse encontrando pela frente.
          Ao lhe informar que, embora não lhes dê o menor crédito, faço isso há algumas décadas, ela tomou um susto, e bradou: "Mentira!"
          Nada contra quem só sai de casa - e são milhares os que assim procedem - depois de uma demorada consulta aos Horóscopos. Meu Deus, se o cidadão acredita em Horóscopo, por que censurá-lo?
          Mas é no fim do ano que intensifico minhas visitas aos guias astrológicos. Entra dezembro, e lá estou eu querendo saber, a todo custo, o que as estrelas, planetas e cometas andaram aprontando para este pisciano, no decorrer do novo ano.
          Não que esteja preocupado com o que possa me acontecer nos próximos 365 dias. Sempre achei que tudo aquilo que o destino me reservou, foi programado com antecedência, tornando-se irreversível. Por isso, vivo o meu dia a dia sem sobresslatos, consciente de que o que será...será.
          Neste exato momento, estou lendo o que a Astrologia prevê para os nascidos entre primeiro e vinte de março.
          Desejando informações precisas e seguras a este respeito, adquiri, numa livraria aqui perto de casa, o mais tradicional e respeitado guia astrológico de todos os tempos: o Almanaque do Pensamento.
          Um livrinho muito conhecido, inclusive, pelos maiores de 90 anos. Ele circula desde 1911, ou seja, há 98 anos. Confesso que ainda não encontrei uma só previsão capaz de me tirar o sono. 
          Os astros - oh! quanta benevolência! - estão a me dizer que, em 2010, atravessarei momentos amargos; mas, em compensação, terei instantes de inesquecível prazer... Por conseguinte, eles não disseram nada de novo. Quem não sabe que a vida é feita de sorrisos e de lágrimas?
          Mas, prosseguindo nas minhas  pesquisas astrológicas, fiquei também sabendo que 2010 será regido por Vênus.  
          Muito bom porque, de acordo com os compêndios especializados, esse azulado planeta "busca o equilíbrio, favorece os relacionamentos, a estética, a beleza". 
          Os astrônomos, entretanto, afirmam que Vênus "é o lugar mais parecido com o inferno em todo o sistema solar"! 
          Querem saber por quê? Porque ele é o mais quente dos planetas. O "efeito estufa" (sempre ele) seria responsável pela sua intolerável temperatura, é o que acrescentam os estudiosos desses misteriosos e encantadores objetos que cruzam o espaço sideral.
          Planeta Vênus: vou poder manter contato direto com ele, sempre que ele aparecer no céu da minha Pituba, bairro onde moro, há mais de quarenta anos.
          Da minha varanda, com extraordinária e gratificante vista para o nascente, o seguirei, desde o seu nascimento, até vê-lo desaparecer por entre os edifícios que já me sufocam, nesta bela, santa e desorganizada cidade de São Salvador da Bahia. 
          Sendo ele o planeta regente do próximo ano, lhe faço apenas um pedido: que, em 2010, não permita mudanças no meu caminho satisfatoriamente traçado pelos astros! Pelos astros? Suponhamos...

         
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 06/12/2009
Reeditado em 05/12/2019
Código do texto: T1963444
Classificação de conteúdo: seguro