DAS MUITAS FORMAS DE SE DIZER ADEUS.

Acontece aos poucos, morte lenta e cruel.Não é um tiro certeiro no peito, são sutis agulhadas diárias.Dói mais porque é sentido com gosto, gosto amargo.Não é apenas no caixão que a terra úmida cobre ou na porta que se fecha, o adeus vem aos poucos, o luto prolonga-se.O adeus não é o ponto final em uma despedida, na verdade não um adeus, são muitos os “adeuses” e isso pesa tanto...

Não é o ritual, nem as palavras, são os detalhes.Falta coragem na hora de excluir do orkut os depoimentos, as fotos e o próprio perfil de quem sabe-se não mais existir.Não é só o adeus a uma pessoa, è a morte de uma história, de um sonho, de um projeto. É se sentir fracassar.Falta humildade pra aceitar. É olhar o número no celular, e não apagá-lo na esperança de receber uma ligação;nessas horas nos permitimos novamente à inocência das crianças e cometer a burrice singela de ligar para um número que já não mais pertence há quem se ama.É abraçar com tanta força aquele casaco desejando ardentemente que ele estivesse ali dentro...É se pegar pensando mil vezes se disse tudo o que queria ter dito, é agradecer honestamente por ter sido feliz e ter feito feliz. Dizer adeus é refazer todos os seus planos contando com um componente a menos;é reescrever uma história, è estar em meio a uma multidão e tentar descobrir quem está usando o mesmo perfume que ele usava; e no meio dessa mesma multidão se sentir sozinha.É saber que a sua vida nunca mais vai ser a mesma depois daquele adeus, e mesmo assim não desistir dela.Ele não desistiria, nunca desistiu. Dizer adeus é se arrepender de não ter feito mais, mesmo sabendo que se fez o máximo que podia. É ter raiva às vezes, é querer achar um culpado, e no final, descobrir que a culpa não é de ninguém porque simplesmente tinha que ser assim;embora doa tanto, e nessa dor descobrir uma força que você não imaginava que tinha.Dizer adeus é um processo diário, é uma forma de se forçar a acreditar em uma realidade difícil de se enfrentar. Dentre as muitas formas de se dizer adeus eu ainda não encontrei uma que doa menos. Dizer adeus é uma dor bonita, de amor. E cá pra nós, existe coisa mais bonita que o amor?

Laila Ferreira
Enviado por Laila Ferreira em 03/12/2009
Código do texto: T1957967
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.