Transtornos Alimentares – Viver a vida

Estava aqui assistindo a novela “viver a vida” e vendo algumas modelos desfilando, me lembrei de quando eu tinha por volta dos 14/15 anos. Nessa época eu fazia um curso de modelo na escola em que estudava. O curso foi promovido por uma agencia de Limeira, a agencia “one”.

O curso durou aproximadamente 2 anos e meio, e nesse meio tempo eu fiz alguns desfiles e participei de alguns concursos na cidade. É claro que não venci, mesmo tenho 45 kilos. Eu era muito baixa e meus 1,52 não foram suficientes para me transformar em uma super modelo.

Eu nunca tive o sonho de ser modelo, desfilar, ficar rica, conhecer o mundo de passarela em passarela, etc. eu fiz o curso pois fui desafiada por uma professora. A aposta era fazer algum curso extracurricular e permanecer até o final do mesmo. Ela dizia que eu nunca terminava algo que começava, e era verdade. Eu sempre desistia no meio das coisas.

Pois bem, o curso que era para durar 4 meses, durou 2 anos e meio e eu não desisti. No começo, eu ia obrigada, detestava ter de me arrumar e ir de salto alto para o curso, sempre ia de all star e só colocava os saltos quando não havia outra opção.

No meio do curso eu fui percebendo que gostava daquilo, de desfilar, estar sempre produzida e bonita, ser elogiada, entrar em lojas lindíssimas e escolher as roupas para os desfiles, (o ruim era devolver as roupas depois).

Quando o curso acabou, eu fiquei triste, pois, não recebi propostas do olheiro da agencia. Eu recebi uma proposta sim, para modelo, no começo do curso e recusei, pois ainda não curtia aquele universo e também porque mandaram eu parar de comer doces. Eu era viciada em doces (confesso, sou até hoje) e não quis largar os doces para desfilar.

Sabe, não me arrependo dessa escolha, pois, eu não queria deixar algo prazeroso para mim por causa de uma carreira que eu não queria na época.

Hoje, eu não sonho mais em ser modelo, mas sonho em ser magra. E esse sonho me modificou. Antes, eu não abri mão dos doces, e hoje, abro mão da minha saúde para ser magra.

Já fiquei dias sem comer, inclusive sem comer doces, refrigerantes e comida mesmo. Sei que isso é loucura e sei que estou com um transtorno alimentar, bulimia com um pouco de anorexia. Eu comia normalmente, mas achava que estava exagerando e por isso a ao banheiro e purgava, induzia o vomito, pois, na minha mente, a comida me fazia mal, me engordava muito além da realidade.

Era uma distorção enorme, para mim, tudo que eu ingeria me engordava muito e quando eu estava muito infeliz com meus “enormes” 52 kilos, eu fui parando de comer.

De forma gradual, aos poucos, primeiro cortei doces e refrigerantes, depois massas, arroz, feijão, carne e assim comecei a ficar alguns dias apenas na água, no chá e no suco artificial.

Estou escrevendo esse texto, para que saibam o que venho enfrentando. É muito difícil se curar quando se tem um transtorno que afeta o modo como você se vê e vê o mundo a sua volta. Hoje eu sei que sou magra, apesar da gordurinha localizada na barriga. Sei que ficar sem comer não irá me deixar mais magra, meu peso é o ideal para mim.

Ainda evito me olhar no espelho, pois sei que ele é infiel, mostra gorduras inexistentes, que me desesperam e me fazer apelar para a purgação e o jejum prolongado.

Não posso dizer que venci o problema, mas penso que não estou deixando os transtornos alimentares me vencerem.

Daniela Serrano

01/10/09