ROMANCES QUE FALAM DE INSTRUMENTOS MUSICAIS..

Li um um livro há dois anos que gostei muito: Música de uma vida do autor, Andrei Makine.

O protagonista do livro no dia de seu primeiro concerto de piano soube da prisão de seus pais e teve que fugir, sem fazer sua apresentação. Este livro é demais interessante para quem gosta de literatura. Não vou comentar mais sobre ele, pois muitos leitores poderiam perder o interesse pela leitura.

Após a leitura desse livro, interessei por ler outros livros que tivessem alguma coisa relativo a música. Por isso li O afinador de piano, do autor Daniel Mason. Esse foi seu romance de estréia. Nesse livro ele faz relatos sobre a Birmânia, hoje Myanamar.O que muito me admirei no autor além de muitas qualidades, foi sua formação em biologia e hoje estuda medicina. No final do livro ele escreve como conseguiu escrever o livro. Me lembrei do nosso escritor Guimarães Rosa que é também formado em medicina e foi um dos grandes escritores de contos e romances que todos os leitores que gostam de boa literatura gostam dele.

Li após esse livro O concerto no fim do inverno, de Ismail Kadaré. Nesse romance o autor não fala sobre música e sim da agonia de Mao Tse-Tung, da Albânia dos anos 70, que rompe com a China. Para quem gosta de ler livro quando gosta do autor é bom saber que ele é o autor do livro Abril despedaçado, adaptado para o cinema por Walter Salles Júnior.

Na praia, Lan McEwan, é um livro que conta história de uma violinista.

Desse autor foi o único livro que li e gostei muito. Do autor Ismail Kadaré li vários e gostei de todos. Do autor Daniel Mason só li um livro.

Não considero leitura apenas um passatempo. Acho que é uma das formas de conhecer costumes e geografia de outros países.

Quando assiti na televisão uma enchente em Myanamar, vi as casinhas descritas por Daniel Mason em seu romance.