ONDE EU QUERO CHEGAR, A DEUS?
 


“Deus, onde estás que
Não respondes?!!!
(Castro Alves)
 
 
 
Não sei onde me levará este meu desejo de aprendizagem... Chegarei a algum lugar trilhando o caminho de Descartes, desprezando as regras da “Lógica” e praticando raciocínios sobre questões “fáceis e simples”?
 
Encontrarei isto na Matemática? Nela estão as verdades que ignoro? (afinal, acordada ou dormindo dois e três fazem sempre cinco) .Terei que enveredar pela Metafísica onde se pesquisa os primeiros princípios do conhecimento para depois chegar à verdadeira Filosofia?
 
E Filosofia no dizer de Descartes, o que vem a ser? Afirma o filósofo/matemático, que é o estudo da Sabedoria, isto é, um “ perfeito conhecimento de todas as coisas que o homem pode saber, tanto para a conduta de sua vida como para a conservação de sua saúde e a invenção de todas as artes”.
 
Definitivamente onde eu quero chegar? A Deus? Mas se estou persuadida de que não há nada, nem céu, nem terra, nem espíritos, nem corpos, embora esteja persuadida que eu existo. Eu sou, duvido, penso, existo, assim a minha existência como coisa que pensa está garantida.
 
No entanto, eu que existo por que não aceito a existência de um Deus veraz? Se eu sou um ser perfeito, de quem, então, posso tirar minha existência, já que a conservação de um ser exige tanto de uma causa quanto sua criação? Não pode ser de mim mesma
 
Preciso reconhecer que eu me engano quando estendo às coisas que não entendo. Então, o que justifica Deus desta carência que me é própria? Não justifica, a Sua existência ainda não é válida para mim, ainda não estabeleci o principio da objetividade das idéias claras e distintas que, por sua vez depende da crença de Sua existência.
 
(Baseado em A Ordem das Razões: Descartes Metafísico)
 
.
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 02/12/2009
Reeditado em 17/04/2018
Código do texto: T1955874
Classificação de conteúdo: seguro