Enquanto isso, no Pronto Socorro...

Outro dia, no PS Central, em Santos, testemunhei um fato, no mínimo, revoltante, se é que podemos qualificá-lo.

Por volta das 23h30min, chegou ao PS um rapaz que havia sofrido um acidente de moto e apresentava uma fratura exposta no fêmur da perna direita. Já houve certa demora para atendê-lo corretamente por falta de “macas”. Agora vem a pior parte. O “infeliz”, sangrando, quase desacordado, foi deixado numa maca no corredor enquanto os amigos tentavam sua internação na Santa Casa. De imediato, foram informados de que não havia vaga disponível para atendê-lo pelo SUS, só pelo particular, e custaria R$ 1.600,00 para interná-lo e fazer a cirurgia necessária. Após três exaustivas horas de “negociação, telefonemas e vaquinhas”, aceitaram a “oferta”. Agora precisavam localizar o médico para operá-lo, uma vez que já haviam “operado” os amigos...

Resumindo, só por volta das 04h30min o “coitado ” foi levado para o centro cirúrgico da Santa Casa.

Que belo retrato de um país! Temos hospitais e prontos socorros mal-equipados e com péssimo atendimento; nossos médicos esqueceram o juramento, são “mercenários” e enxergam o paciente como um número e não como um ser humano; nossos hospitais (nossos não, deles!) não querem atender pelo SUS, pois alegam que o Governo não repassa os custos dos atendimentos; e o Governo... Ah, esse parece o médico, só que com uma diferença: o médico visa a aumentar o numerário e o Governo só diminui. Diminui o percentual de investimentos para a saúde, educação, habitação etc. Aumenta impostos e gasta mal.

Pois é! Vivemos em um país explorado desde sua colonização e agora vítima da globalização, onde tudo vira “moeda”. Educação, saúde... Quem tem dinheiro “vive”, quem não tem, “sobrevive”.

Portanto, pare! Pense! O que você está fazendo para mudar esse quadro?

E se você for como a grande maioria da população, pobre, não fique doente!

F Cavalcante
Enviado por F Cavalcante em 01/12/2009
Código do texto: T1954696
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.