"Somos um povo tolo, burro e leviano"

O que mais me entristece é o fato de nós termos um sentimento tão baixo a respeito de nós mesmos, a ponto de ficarmos inertes frente aos descalabros que andam acontecendo no nosso país. Sim, por que o que nos impede de reagir é o fato de acreditarmos que merecemos o que estão fazendo e que somos todos culpados por tudo.

Na verdade, nós avalizamos os procedimentos nefastos destes homens que deveriam representar o nosso povo perante o mundo, quando permitimos que fizessem o que fazem sem esboçarmos quaisquer reações e, isso é de fato, de longe, o pior. Aceitamos e por isso damos a eles carta branca para que façam o que querem conosco.

Nossa culpa, nossa máxima culpa. De nada adiantar culparmos os governos anteriores, se o atual continua fazendo as mesmas coisas. No que podemos acreditar? Chego a desejar que as previsões de 2012 sejam reais, pois aí quem sabe poderemos começar tudo de novo, de uma forma mais direita, honesta e proba, num mundo melhor.

O Brasil é um país maravilhoso, chego à triste conclusão de que o seu grande problema somos nós. Recebi um e-mail dizendo que somos um povo, tolo, burro e leviano. Somos sim e só quando compreendermos que é isso o que somos hoje podemos nos envergonhar e mudar, buscando uma forma diferente e mais atuante de viver.