Adolescência: irresponsabilidade

Onde é que está a responsabilidade dos jovens, que deveriam ser sinônimo de um futuro melhor? Por que, mesmo sendo maiores de idade, alguns demonstram imaturidade em suas ações no dia-a-dia? Perguntas difíceis de responder. Infelizmente, determinadas atitudes deixam a desejar.

Acredito que o maior problema é a pessoa fingir que tudo está perfeitamente bem. Se cometer um deslize, por assim dizer, esconde-o. Podemos afirmar, é claro, que muitas são as pessoas que o fazem. E entre elas estão os adolescentes. Óbvio, há vários tipos de irresponsabilidades, mas vou tomar como exemplo neste contexto as famosas “baladas”: ir a uma festa é “tri legal”? É divertido? Sim, é. Até o ponto em que isso resulta em brigas, envolvendo inocentes que, às vezes, nem sequer conhecem o agressor. Um item importante: consumo exagerado de álcool, frequentemente partindo para outros tipos de drogas – “Ah, vou beber porque está na moda, e, aliás, quem não bebe é ‘careta’”. Certo, pode beber. Mas você tem que estar ciente de que será responsável – consigo e para com as pessoas que o rodeiam. Melhor: tem que saber que existem limites e que é expressamente necessário segui-los. Outra coisa: é preciso ter certeza de que suas atitudes não irão constranger o próximo. Pode namorar, sim – um exemplo –, mas de uma forma “correta”, que não inclua atos implícitos e ações que podem trazer imensos arrependimentos mais tarde.

Muitos acham que brigar, discutir e escandalizar em um local público é ser “o tal”. Mas mal percebem que estão sendo imaturos. E todos sabem que não é a idade que julga uma pessoa imatura ou não, mas sim o seu caráter.

Então, o melhor a fazer é ter responsabilidade a cada minuto, em cada atitude, todos os dias. Porque ser responsável é uma entre as principais qualidades que tornam um indivíduo um cidadão de verdade. Alguém que, com certeza, não será apenas mais um no futuro.

Helen Bampi
Enviado por Helen Bampi em 30/11/2009
Código do texto: T1952555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.