Cabeludos engravatados BVIW

(Lembranças de uma tarde em Liverpool)

Naquela tarde fria em que fui passear com a sra. Brown, ela me levou até Liverpool e logo entramos num salão de chá. Tudo o que eu sabia era que estávamos na principal cidade da região e que eram de lá aqueles rapazes tão falados no momento. Têm voz bonita, mas são irreverentes, ela segredou. Esses cabeludos tocando guitarra querem chamar a atenção. De minha parte, eu estava louquinha para vê-los, quem sabe eles não entrariam ali para tomar um lanchinho... Doce ilusão. Nenhum cabeludo apareceu. Era isso mesmo que os mais velhos diziam: os cabeludos. Que escândalo, rapazes usarem cabelos assim!

Na verdade os Beatles faziam sucesso, jovens do mundo inteiro estavam fascinados. Lennon, o criador da banda era o que mais sobressaía, junto com Paul McCartney. E a gente ficava sabendo de tudo isso pelo rádio e notícias de jornais e revistas. Depois veio o filme, Os reis do iê,iê,iê. Que loucura! Nunca mais esqueci as cenas em que alguém batia à porta da casa deles. Aparecia um. O cara tocava no vizinho,aparecia outro... Quando tocou na última casa, apareceram todos! As casas, geminadas e iguaizinhas, tinham comunicação interna... como às vezes acontece de fato na vida real inglesa. Da realidade, não da realeza...

Os meninos cabeludos e engravatados eram bonitinhos, só o Ringo mais ou menos (pro meu gosto, sei lá). E os oclinhos redondos que o John usava se multiplicaram pelo mundo. Naquela época eles não exploraram isso, se tivessem pensado, podiam fazer entregas usando o Yellow Submarine... Mas essa história de explorar roupas e objetos dos famosos ainda não era moda. Eles ganharam muito dinheiro com suas vozes, criações, composições, inovações e Arte.

Não preciso falar mais nada, todo mundo sabe que se separaram, cada um seguiu pro seu lado, que a Yoko entrou na vida do Lennon, que ele foi assassinado... Mas continua vivinho da silva para milhões e milhões de ouvintes e fãs e segue considerado o sempre bem-amado.

***********

Título original do filme: A Hard Day´s Night