Apaixonar-se só depende de voce.

Abro o computador nessa manhã de domingo e deparo-me com a frase "Apaixonar-se só depende de voce". Procuro entender a mensagem, descobrir a lógica de tamanha afirmação, mas, em vão.

Preciso da ajuda de alguém que possa me explicar, me fazer entender como isso é possível. Será me apaixonar por mim mesma? Olhar-me num espelho, descobrir algo em mim que nunca ví. Quem sabe um sinalzinho bem redondo, ou uma ruga que como por milagre, desapareceu? Enfim, alguma coisa que me faça vibrar por mim, me redescobrir bonita, e, desejar-me...será isso? Ou descobrir que minha pele é macia, que meus cabelos exalam perfume de resedá? Que meu andar é leve e saltitante?

Acho que não é isso que quiseram me dizer. Jogaram uma esperança no ar. Apenas isso. Uma maneira de fazer de meu amanhecer dominical, uma festa. Depende apenas de mim apaixonar-me...quem dera. De repente, simplificaria tudo. Não precisaria descobrir alguém que aguentasse meus ataques poéticos, nem meu humor de cão em certos dias. Não precisaria fingir nas vezes que, na verdade, queria apenas ser eu, uma mulher, ora chata, ora meiga, enfim, sujeita ás intempéries do tempo.

Sinto-me então, na obrigação de negar essa verdade, tão fortemente exposta. Precisamos sim, de alguém que nos faça sentir paixão, que nos faça acreditar que o amor existe, que é viável, palpável... Que, na verdade, buscamos esse amor permamentemente. Vemos em cada um que atravesse em nossa vida, a possibilidade de concretizar a paixão, uma nova chance de ser aquele que buscamos nos apaixonar. E, quase sempre descobrimos que ainda não foi dessa vez, que ainda não é aquele o objeto de nossa paixão. Aquele que nos fará adolescer fora de tempo, desejar ser amada e amar na mesma proporção e dimensão.

Talvez seja por isso que vemos nas ruas tantas pessoas com o ar de quem procura, num eterno encontro/desencontro, fazendo que os caminhos se cruzem, e, por vezes se distanciem dependendo do tempo. São os desencontros da vida.