Escuta, Zé Ninguém
Escuta, Zé Ninguém! *
Na apresentação do livro de Wilhelm Reich, vem a informação de que o livro não é um documento científico, mas humano. Escrito no verão de 1946, para os arquivos do Instituto Orgone. Ao receber o inusitado presente em maio de 1981- o livro Escuta, Zé Ninguém! - não sabia o que pensar, um misto de perplexidade e aborrecimento. Explico as razões:O livro me foi presenteado por uma pessoa, que havia saído do meu círculo de amizade, e que jamais me constara, dedicar-se àquele tipo de leitura; entendi, ser o título, a única mensagem a ser recebida – escuta zé ninguém - o título do livro, desanimador para quem o recebe em circunstâncias especiais, ficando sem saber como interpretá-lo! Principalmente, se existem razões para querer interpretá-lo! Razões que tratam da dignidade e do sentimento humano; do sentido da própria vida. Após o espanto, considerando a importância do autor, comecei a folheá-lo, pulando alguns períodos, pois, já o tinha lido, há alguns anos; mas, finalmente reconciliado com Rede an den kleinen Mann. O livro resultou da luta interior de um cientista e médico, que durante décadas passou pela experiência, a princípio ingênua, depois cheia de espanto e, finalmente de horror, do que o Zé Ninguém, o homem comum, é capaz de fazer de si próprio, de como sofre e se revolta, das honras que tributa aos seus inimigos e do modo que assassina seus amigos. Sempre que chega ao poder como representante do povo, aplica-o mal, e o transforma em qualquer coisa, ainda mais cruel do que o sadismo, que outrora suportava, por parte dos elementos das classes anteriormente dominantes. Entendi a mensagem ao concluir a leitura do livro, quando Reich chega ao fim da conversa com o leitor, tendo-lhe dito que descobriu as leis da vida, depositando em suas mãos os instrumentos para lhe orientar a existência, em busca de uma finalidade consciente. Por mais desagradável que seja a constatação, o presente extemporâneo me fez meditar sobre o Zé Ninguém que existe em cada um de nós!
Reich nasceu em 24 de março de 1897, na Galícia; em 1918 começou a estudar medicina na Faculdade de Medicina de Viena, orientando seus estudos, principalmente para sexologia e as teorias de Freud. Ingressou na Associação Psicanalítica de Viena, de onde foi expulso em 1934, por ter-se afastado do pensamento freudiano. Viveu em vários paises, fixando-se nos Estados Unidos em 1939; em 1941 foi preso pelo FBI, pela posse dos livros Mein Kamp (de Hitler) e My Life (de Trotsky). Em maio de1956, foi julgado e condenado a dois anos de prisão; após ter sido recusada a anulação da sentença, foi preso em 12 de março de 1957, recolhido á prisão de Ludwigburg, na Pensilvânia, onde morreu do coração oito meses após.
* Título de livro do Wilhelm Reich