Surpresas na vida
A cada dia percebe-se o quanto à vida é cheia de surpresas, às vezes boa, ruim e/ou inevitáveis (ou não), dependendo do contexto vivido em situações do cotidiano.
Vejamos então, um exemplo que provavelmente, acontece com algumas pessoas.
Numa rotina de dona de casa, totalmente dedicada ao Lar, em que a mãe cuida dos filhos, da casa, zela pelo marido; lava, passa cozinha, se aninha (tudo bonitinho, normal), e ainda por cima, ainda consegue reconquistar seu conjugue nas madrugadas da vida, enfim...
Com o passar do tempo, descobre que seu corpo não está tão saudável, o quanto pensava estar. Procura o médico, faz vários exames, dentre outras mazelas encobertas, constata que tem diabetes... Não demora e se torna dependente de dietas forçadas, insulinas, restrições. Daí pensa:
-Minha vida já não é mais a mesma.
Mais adiante, começa uma série de outros problemas, a exemplo.
A essa altura, até sua visão possivelmente, penalizada. Mas voltemos ao eixo inicial da discussão, a vida e suas surpresas.
Muito embora, achemos que está tudo bem, devemos estar atentos porque ninguém está isento de passar por situações semelhantes; consigo e /ou com alguém que gosta muito.
Quando situações desse tipo acontecem, geralmente, a probabilidade de quem está enfrentando o conflito, é de deprimir-se, perder o gosto pela vida, e neste caso o apoio da família e dos amigos é imprescindível, pois devemos ter o compromisso de levar esperança as pessoas... Esperança de dias melhores, de otimismo, perseverança.Num momento em que se escuta, por exemplo, alguém que amamos nos dizer:
-É tudo tão escuro, eu não vejo mais a luz do sol...
Então, a sensação de impotência também dói, mas não devemos aceitar auto-piedade, e sim, a crença na força temos dentro de cada um de nós, e passar esta certeza pra quem está sofrendo. Repetir palavras de ânimo, do tipo; você vai superar você pode e amanhã o dia vai surgir mais bonito, os raios do sol, sempre iluminam...
De tanto ouvir palavras de motivação, a pessoa passa a dizer pra si mesma:
- Dentro de mim, tem uma luz, posso vê-la, senti-la. É nesta luz que encontrarei a saída, porque sou responsável pela minha felicidade e vejo do coração (Isto é fato!).
Entretanto, é preciso amor para passar autoconfiança, otimismo, esperança, porque o verdadeiro amor, tudo pode.
Neste sentido, verifica-se que as possibilidades começam a surgir, a medicina dispõe de elementos que se usados com sabedoria e responsabilidade, o paciente passa até a ver parcialmente, além do coração. Desta feita, se já valorizava as pequenas coisas, passará a repetir pra si mesmo:
- Tudo que tenho além da visão, do amor, é saldo para mim.
Certamente, passará a ver melhor o sol nascente e poente, se encantará até com o vôo dos pássaros, com a leitura das ondas do mar e passará até a compreender a fala do rio, o que ele nos ensina. Porque assim é a vida, uma estréia pras possibilidades.
Pra finalizar, penso que sendo a vida, um palco de surpresas, no mínimo devemos nos amar, cuidando de nós mesmos, do corpo e do espírito para desfrutarmos da paz, da felicidade em acordes no interior de cada um de nós (Porque se não demonstrarmos amor por nós mesmos, somos incapazes de fazê-lo por quem quer que seja).Sem perdermos de vista, que somos filhos amados de Deus e que tudo podemos em nós, desde que acreditemos e nos deixemos envolver da luz que clareia a sabedoria, para vivermos em harmonia interior e com o mundo que nos cerca.