A verdade sobre A Verdade

Resolvi voltar ao assunto sobre A Verdade, apenas porque tenho encontrado algumas pessoas que demonstram um ceticismo infantil e medroso, por terem base no receio de entrar em campos polêmicos, que poderiam deixá-las em situação desconfortável, demonstrando não estarem preparadas para assimilarem algo que fuja do seu próprio “mundinho”. Isto é característica de pessoas que têm vasta cultura materialista, que estão acostumadas a ditar regras de conduta, a torto e a direito; que acreditam estar na posição de “se bastarem”, sem precisarem de orientações de outras pessoas – são os chamados “donos da verdade”, mas que não passam de simples mendigos mentais. Pelo fato de serem inseguros e por receio de se revelarem ignaros em determinados assuntos, tratam logo de emitirem opiniões “decididas”, porém sem conteúdo, assim muitas vezes declaram não concordar com o exposto, porque não aceitam “imposição” de ninguém. _Ora, isto é próprio de adolescentes mimados, não de adultos responsáveis e vividos, que se preocupam em aprender e que têm coragem, humildade e sabedoria bastante para reconhecer a própria ignorância.

Vou procurar aclarar a definição de A Verdade, revelada pelo Grande Mestre Mokiti Okada, à qual fiz menção na crônica: 'A verdade de cada um', onde ele simplesmente diz: “Verdade é o próprio estado natural das coisas”. O que seria então “o próprio estado natural das coisas”?

Os elementos do universo seguem religiosamente as Leis da Criação, razão pela qual tudo está em perfeita harmonia. Aquele que comanda essas leis, o próprio Criador, as utiliza conforme a eficácia de cada uma, portanto elas são cumpridas à risca, sempre de acordo com a forma da sua jurisdição, sob o comando absoluto do Altíssimo. Se alguém achar que seja possível o Deus Supremo usar a Sua vontade para, de alguma forma, burlar, modificar ou impedir o cumprimento de qualquer uma delas, sob alguma condição “especial”, pode esquecer, pois aí está o poder divino agindo de acordo com a Natureza, assim como foi concebida por Ele, ou seja, sempre pelo caminho “natural”, infinitivamente, desde o começo dos tempos. Como ilustração, vou mencionar quatro leis divinas básicas e mais as suas derivadas: ‘Lei do Espírito Precede a Matéria’, ‘Lei de Causa e Efeito’, ‘Lei de Identidade Espírito e Matéria’ e ‘Lei de Ordem’; mais: ‘Lei da Purificação’, ‘Lei da Concordância’, ‘Lei da Proporcionalidade’ e ‘Lei da Harmonia’. Todas elas têm a função de manter o equilíbrio original da natureza, portanto estão constantemente interagindo entre si, com o objetivo de criar condições da manutenção do “próprio estado natural das coisas”, ou seja, esta é A VERDADE ABSOLUTA. _É simples assim, sem tirar nem pôr; o homem teima em não acreditar nas respostas simples e óbvias, porque ele acha “chic” demonstrar sofisticação mental, toda vez que tropeça na própria ignorância, ou porque “reconhecidas sumidades” não conseguiram chegar lá; e tem mais: entender o que é simples é complicado.

Como já estou calejado de ouvir contestações do tipo: “Como Deus permite que centenas de pessoas, até crianças inocentes, venham a perecer em catástrofes naturais?” “Por que pessoas corruptas estão sempre prejudicando gente honesta e continuam impunes?” – e por aí vai, então procuro esclarecer sobre o cumprimento das leis divinas, que objetivam sempre harmonizar os eventos desarmônicos criados pelo homem, por diferentes encarnações neste Planeta, o que mostra não existir qualquer tipo de injustiça nesses acontecimentos, portanto nada de ruim poderia acontecer com alguém verdadeiramente inocente aos olhos de Deus. Quanto à impunidade dos “malvados”, tudo não passa de simples aparência materialista, porque ninguém escapa do crivo do Criador, mesmo depois da morte física. Agora chegou a hora de combatermos tudo o que não esteja de acordo com a naturalidade das coisas, senão estaremos em qualquer momento sujeitos a inúmeras reações naturais, até violentas.

Nada do que mencionei aqui tem força de persuasão ou de imposição – cada um sabe de si – acontece que o livre arbítrio também provoca ações das leis divinas, sempre em resposta às nossas escolhas, isto faz parte da A Verdade.

Moacyr de Lima e Silva
Enviado por Moacyr de Lima e Silva em 27/11/2009
Reeditado em 05/12/2009
Código do texto: T1947956
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.