Arrependimentos.

Coisas que me arrependi tê-las feito.

Quando trabalhei na biblioteca, trabalhava na sala infantil. As crianças que quisessem

Ir para sala de jogos, deveriam passar pela sala infantil, ler um livrinho, e após a leitura receberiam uma ficha que daria direito a entrar na sala de jogos.

Para ter certeza que a criança tinha lido o livro eu a pedia para me contar a história lida.

Uma menina ficava folheando livros e eu achava que ela lia alguns deles. E sempre que eu pedia para ela contar a historia ela não contava. Um dia uma amiga dela me disse que ela não sabia ler, ela estava numa classe especial na mesma escola que ela estudava. A partir desse dia eu não exigi mais que ela me contasse a história lida.

Certa vez pedi aos alunos lerem livros para fazer seminário. Eu escrevia o nome dos livros na lousa e o grupo poderia escolher a obra. Um grupo escolheu um livro de José de Alencar de nome: O sertanejo. Eu já havia lido esse livro quando fiz o um trabalho e já tinha esquecido o

O enredo. Dias após o seminário, li de novo o livro. Achei o livro muito chato. Fiquei com pena do grupo que fez o seminário. Percebi que eles realmente tinham lido o livro. Há alunos que costumam ler apenas o resumo do livro, mas dá para saber quando o aluno leu o livro. Eles não reclamaram talvez até não acharam tão chato como eu achei.

Quando dei aula numa quinta série, um dia segui o livro didático para interpretar o texto. Pedi para os alunos responderem as perguntas que estavam no livro.

Algumas perguntas me deixaram bem tristes como: Qual é a parte da sala que sua família costuma reunir? Qual é a paisagem que você vê da sua janela?

Eram perguntas para quem mora com uma família bem estruturada, e pelas perguntas dos alunos, vi que isso nem sempre acontecia. Geralmente o livro didático é feito para quem tem uma boa família e não mora em favela. São livros bem fora da realidade dos alunos.

Geralmente eu não seguia os exercícios do livro, mas naquele dia eu não tinha preparado aula

e usei o livro que o governo tinha mandado. Serviu como experiência para não seguir o livro