PEDAÇO DE MINHA VIDA - MÊS DO ROSÁRIO

O mês de outubro, o mês do rosário, me traz doces lembranças. Lembro-me rezando todos os dias na classe com a bondosa e piedosa professora Maria de Lucas. Após rezarmos o terço, nós

entoávamos o hino: Para louvar-te a Virgem Santa

Meu terço venho recitar

Assim em cada Ave-Maria

Meu coração vos quero dar

Mãe serás minha segurança

Ponho em ti minha confiança

Minha confiança

Serei fiel em recitar

Todos os dias com fervor

Antes morrer do que deixar

De minha mãe feliz penho.

Estando em vossa presença

Trazendo o terço entre as mãos

Dores esqueço nessa vida

E desafio encantos vãos.

No século XVI, foi travada a célebre batalha de Lepanto, quando os cristãos expulsaram os turcos de Chipre e Veneza, bloqueando a invasão otomana prestes a ocorrer na Europa. Como a Europa cristã apelou para o Santo Rosário pedindo auxílio para os seus combatentes, foi escolhido o dia 07 de outubro, pelo Papa São Pio para celebrar a festa do Rosário.

A palavra Rosário vem da palavra latina Rosarium que significa “campos de rosas”. Flor que tem grande simbolismo cristão: é o símbolo das missões. Cada Ave-Maria é uma Rosa que se oferece a Nossa Senhora.

A Igreja antiga pedia que os fiéis recitassem os cento e cinqüenta salmos de David. Mas, para recitar os salmos, era preciso saber hebraico, grego ou latim. Aqueles que não sabiam ler essas línguas rezavam cento e cinqüenta Ave-Marias. S. Domingos, que morreu em l92l popularizou essa devoção com formato atual.

Quando eu era criança, no mês de outubro, os fiéis iam à igreja à noite e rezavam o terço. Após a reza, uma ou duas meninas vestidas de Santa Terezinha ofereciam uma rosa a Nossa Senhora. Em coro as outras meninas também vestidas de Santa Terezinha jogavam flores em

Nossa Senhora, entoando o hino: Terezinha, ó Terezinha,

Seja a nossa proteção

De Jesus companheirinha

Do Senhor consolação

Do jardim esta rosinha

Vem colher de Deus a mão

Pra plantar esta florzinha

Lá nos campos de Sião.

É bom escrever memórias de minha infância que me fascinam e que me deixa muito emocionada.