Já te vi (Déjà vu)!( EC )

Novembro!!!Tem passeio...de novo!Déjà vu anual...

Preciso de férias! URGENTE!

Me convenço disto depois de passar o dia no zoológico,com 180 adolescentes! 12 a 14 anos...Hormônios à mil,gritos o tempo todo,

fome de dinossauros.Inquietos.Surpreendentemente felizes,com a escolha do local,POR ESTA EU NÃO ESPERAVA,sinceramente!...E eu preocupada!

No ônibus a zoeira começa.Recomendações o tempo todo dos adultos.

"-Não coloca a cabeça para fora!Não,o braço também não,pior ainda a perna!"

"-Senta,guri!Estamos na BR 101,o motorista leva multa se estiverem de pé!""-Não pode cuspir no chão,não!"!Não querido,o chão do ônibus não é lixeira,use a sacolinha plástica!Senta!"

Mas eles se divertem igual,sem crise. Com funk! Com pagode e mais funk (quem escreve estas letras só pode ganhar dinheiro,pois eles sabem TUDO de COR! Já a tabuada,nem todos...).

A fome surge assim que sentam no banco do ônibus,e nem viramos na esquina! Salgadinhos(todos isopores com cheiro de chulé),pirulitos,

refrigerantes,bolachinhas recheadas andam rápidas entre os bancos,

passando de mão em mão...mais funk (!Déjà vu)E mais uma latinha de refri rola no chão,numa freada mais brusca.

O ônibus chega as 10:00,conto de novo a minha turma:13 meninas,14 meninos. 27 premiados com meu olhar de águia!Sem crise...andamos com os outros até acharmos um local para acomodar as mochilas,com mais salgadinhos,pastéis,bolos,ovo cozido,pizzas e garrafas litro de refri!Ao chegarmos,o lanche da escola,é consumido rapidamente!Vorazmente!Parecem um bando de piranhas!Sei que terminam quando ouço o funk (Déjà vu ).

Proponho uma caminhada depois do lanche,máquina em punho registrando as fotos.Alguns vão com o celular ligado,mais funk,e vemos animais maiores,beem longe (ao invés do celular,poderiam ter trazido binóculos,era mais útil)...Combinamos o horário da volta,pois não estamos sós:tem mais outras vinte escolas que também estão fazendo o passeio final de ano no Zoo (Jesus!Coragem!)!Voltamos TODOS ao local do "lanchinho" ao meio dia...para almoçar!E eles COMEM de novo!Tudinho!Metabolismo adolescente...

Caminhamos novamente vendo os animais,alguns pela primeira vez!Não sei mais onde estão meus 27!Se incorporaram a outros grupos e eu tenho alguns de outros junto comigo!Do grupo original de 27,8 meninas estão comigo.Olho por elas,o resto,entreguei para Deus e os vigias do Zoo!E a gurizada é fogo!Da última vez que fomos,uns alunos conseguiram roubar e comer as bananas do macaco!"Deu fome a caminhada e as bananas estavam ali....sabe como é",segundo disseram os caras-de-pau!

Vemos os animais e sinto a maior pena deles!Não falo para os guris o que realmente penso sobre os jardins zoológicos (mesmo sabendo da importância na preservação de algumas espécies),e eles seguem entusiasmados com o tamanho da girafa,do hipopótamo,o urro do leão e comparando,claro,os macacos e elefantes com alguns colegas,mas todos riem! (Menos os animais,presos sem culpa nas jaulas...O olhar triste de alguns e as asas não usadas do Condor me fazem pensar que tipo de justiça condenou estes pobres bichos..)

No final do dia,meu corpo não aguenta o sol,suo como uma égua e me sinto a musa do "Abaporu" de Tarsila do Amaral,pois meus pés,pesam como chumbo,parecem dois pães-de-forma de tão inchados!Quero água!Banho!Quero sentar e dormir! Meus colegas também.Mas não dá,

precisamos ficar de olho!Como eu disse,essa gurizada é fogo! Um dos guris este ano consegue cair sobre um monte de cocô de hipopótamos!Outros dois na saída,chegaram no ônibus trazendo uma tartaruga,

que,segundo eles"estava andando perdida na estrada".

O menino cagado não soube dizer como aconteceu o fato,já que NENHUM excremento de animais é encontrado no caminho,só existem DENTRO das jaulas.Os da tartaruga tiveram,lógico,que devolver o bichinho aos tratadores,que também não engoliram a história do passeio.E era um jabuti!

No final da tarde,quase me vêem lágrimas de felicidade quando vejo o ônibus,juro!Entramos mais do que rapidamente!Alívio...meus 27 estão inteiros e novamente reunidos!

E eles voltam com tudo risadas,distante do guri cheirando a

hipopótamo,solidários com os colegas do jabuti furtado,e muito pagode ,o funk (again) e as fotos digitais que tiraram,zoando dos que foram e "não pegaram ninguém".

-"Sôoora!Quando é que tem passeio de novo?Vamos ao Parque das Águas?"

Penso em responder:

-"Nunca,guri,se Deus ajudar!Só quando o sargento Garcia pegar o Zorro!"

Mas eles não iam entender a piada,então,me limito a responder,com a voz que ainda me resta:

-"Ano que vem,querido!2010...Se Deus quiser me ajudar,só no final do ano que vem!".Preciso tantooo...e ainda falta o passeio com as oitavas séries em dezembro! (Ensaio uns funks?...)

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Por Esta Eu Não Esperava.

Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/naoesperava.htm

Brigeth
Enviado por Brigeth em 27/11/2009
Código do texto: T1946935
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.