Mané Tibiricá

Nunca se confirmou, mas ainda têm aqueles que acreditam no tal santo, Mané Tibiriçá. Conta-se que naquele ano, a plantação de milho foi a melhor na roça do Senhor Manoel Rodrigues, as espigas crescem viçosas, sinal que Dona Joana, ia poder preparar pamonhas gostosas, curau e bolinhos. Depois de seco, o milho deveria render um bom dinheiro no mercado da cidade e as 'tuias' ainda iam ficar cheias.

Com o que o Senhor Manoel não contava era com a invasão de macacos, de uma hora para a outra, tomaram toda a plantação. O que fazer? Tradição de sua terra natal - Goiás, todo ano na quaresma, noite do sábado de aleluia, era feito um boneco de pano, batizado por “Judas” – o traidor de Jesus. Em grande festa, com direito a frango caipira, o boneco era queimado. Não deu outra, o Manoel que já havia preparado o seu “Judas” para a semana santa, resolveu levá-lo para a plantação.

E lá, colocou o espantalho num poste bem alto, em local estratégico. Deu resultado. Os macacos se assustaram com o boneco gigante de braços abertos e adentraram na mata aos bandos. Os dias passaram e uma chuva inesperada levou o “Judas” pelas enxurradas.

Aconteceu um milagre! Foi às palavras de dona Maria que chegava de uma Romaria, o senhor Manoel ficou interessado e escutou atentamente “O santo que foi encontrado às margens do rio, curou minha perna, estou andando normalmente compadre!” “Não acredito em santo”, pensou Manoel, mas vou lá para ver que santo bom é esse.

Ao chegar às margens do rio percebeu que até uma capela tinha sido erguida em homenagem ao tal santo. Manoel foi se aproximando e quando viu de perto, suas pernas começaram a tremer, então, pensou: “vou contar a verdade? Destruir o sonho dessa gente toda, desses humildes colonos?" Seus olhos não podiam crer no que viam, ali, no altar, estava de braços abertos, com camisa listrada, o espantalho que naquele dia na plantação de milho, havia colocado o nome de Mané Tibiriçá.

Obs: Crônica criada após ouvir minha mãe contar a história da música Mané Tibiriçá dos artistas da terra Moreno e Moreninho.