ESCOLA DA VIDA

ESCOLA DA VIDA

Dentre tantas escolas existentes em nossa vida, uma das que mais se destaca é aquela que faz parte do nosso dia, a dia. Nosso local de trabalho.

Desempenhar nossa função no trabalho com amor e dignidade tornando nosso ambiente de trabalho em um eterno aprender, é um gesto de cidadania e uma constante oração.

Aprendemos diariamente com todos aqueles que nos cercam. Sejam eles, funcionários, clientes, fornecedores, vendedores, entregadores, e prestadores de serviços emergenciais. Não importa a função que desempenham o importante, é a compreensão, que somos todos iguais. O lucro de uma empresa não restringe ao saldo positivo no balancete semestral, anual, ou seja, lá qual for. O saldo positivo está no bem estar do cliente, que ao efetuar suas compras, sinta-se bem, e encontre preços compatíveis com seu orçamento, para que haja sobra em seu bolso para outras despesas. O lucro está também no funcionário cujo salário, cubra suas despesas com justiça, para que não necessite do vale no decorrer do mês. Jamais produzirá bem um funcionário mal remunerado, com problemas de saúde na família sem recursos para um medicamento quando necessário.

Seu bem estar gera bom humor, que também gera bom desempenho, e boa conivência no trabalho. Quanto mais convivemos com harmonia, maior é o crescimento de nossa auto-estima. Este é um fator que devemos considerar como o mais importante, superando todos os ganhos.

É muito prazeroso estar sempre sintonizado com a alegria de viver, e esta sintonia gera grandes amizades, em se tratando da área comercial, ela acaba produzindo frutos. Não diria somente frutos no sentido financeiro, mas frutos imateriais, os quais são de grande valor, para alma, que necessita ser alimentada da mesma forma que o corpo.

Ser pequeno de pé no chão, caminhando com segurança, é bem melhor que flutuar nas alturas, navegando na ilusão esnobando grandeza, só para mostrar status. Quando cai, se espatifa de forma desconfortável e vergonhosa. Ninguém vive só de aparência.

Mas isso também não nos dá o direito de estar julgando quem quer que seja. Julgar as pessoas pela aparência talvez nos levem a cometer gravíssimos erros, muitos até incorrigíveis.

A pouco ao receber determinada mercadoria em minha loja, notei o entregador um pouco sério de semblante fechado. Jovem, muito educado, mas pareceu-me estar enfrentando um problema qualquer. Terminada sua tarefa acertamos, ele saiu tão sério como entrou. Esqueceu sobre a mesa alguns papeis. Chamei o de volta e os entreguei.

Ao recebê-los abriu um sorriso largo me dizendo, Deus lhe pague e fique com Deus! Retribui sua gentileza com a mesma saudação. E fiquei imaginado; "quem vê cara não vê coração!"

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 25/11/2009
Código do texto: T1943433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.