Para encontrar um sorriso.

Alexandre Menezes

1391 km é a menor distância de rota sugerida pelo GPS. Não desliga e, sem perceber, confirma seguir rumo ao destino da consulta. Inesperadamente, dentro do carro, o comando de voz adverte: “ao fim da rua vire a esquerda...” Parecia ser a voz do Grilo Falante que, a todo instante, ensinava o caminho certo a prosseguir.

Parecia não mais mandar no volante. Pelo retrovisor as luzes da cidade ficavam distantes. Com o aparelho conectado ao som do carro ouvia, pelos alto-falantes, músicas e informações sobre velocidade, tempo e direção. Abastecer também foi sugerido e, ao olhar para o ponteiro que indica a quantidade de combustível, percebeu está diante de uma ordem que não iria cumprir.

O automóvel parou à beira da estrada. Pane seca, sem poder fazer nada, esperaria amanhecer para procurar solução. Sem desejar, passou a sonhar com uma lenda por uma bela moça contada. História de uma fortuna em ouro numa cidade enterrada por soldados em guerra a serviço da sua nação.

Dizia a lenda, que parte do tesouro nunca foi resgatada e que pelas almas dos tristes soldados mortos é vigiada para que não tenha como destino péssimas mãos. Dizia ainda, que ele não estaria perdido por definitivo. Ficaria a espera de almas inocentes e puras dos humanos de bom coração.

Ele crê que o ouro é apenas uma figura de linguagem para um belo sorriso, de uma garota que usa um misterioso pseudônimo e, numa cidade chamada Bonito, passeia com seus encantos e versos sob as sombras das figueiras da região. Enquanto espera o socorro imagina, com seu sorriso franzido, as penas e malditos castigos destinados àqueles que o querem por pura ambição.

Problema resolvido retorna para casa. O GPS pode até sugerir caminhos e fornecer mapas, mas não é preciso quanto aos riscos e estragos que o encontro causaria ao coração. Sorriso se conquista, não aprisiona, não se caça.

OBS - Texto dedicado à cidade de Bonito a seus encantos. Lá e aqui no Recanto.

Leitura recomendada:

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=56345