EVOLUÇÃO

Chega um tempo em que não há mais como lamentar aquilo que passou; e então, muitos dão como tempo perdido, o tempo passado; que deve ser esquecidos em razão das desilusões vividas.

O tempo porém não pára e a vida sempre vai continuar, independente dos nossos sentimentos, sem que nenhum detalhe, passado ou presente, seja obrigaroriamente esquecido; se pois o futuro, nada mais é de que a soma do passado e presente, nos dando como soma total o amanhã.

- "Vamos em frente que atrás vem gente!"

Quem não viveu uma desilusão! Um dia é certo, que você há de viver uma desilusão. Você também vai chorar um o fim de um amor, as vezes por uma razão tão futil ou uma traição tão anunciada; um sonho frustrado a provocar uma dor  indescritível, mas nem por isso a vida deve perder seu sentido de existir, talvez o contrário; tirar de instantes como este, forças para superar a si mesmo.

A nossa evolução sentimental, social, humana! só ocorre quando passamos por lutas, sofrimentos, que em sí trazem o aprendizado que cada derrota nos ensina; é depois de alguns fracassos que nos fazemos aptos para as vitórias. Não é merito meu o que digo, mas são minhas experiencias de vida que deram-me por conclusão, essa inegável verdade.

A evolução é um aprendizado constante que nunca ha de si dar, por concluída. O homem que disser realizado, é um homem morto de ideais; perdeu o sentido da razão pela qual  vivemos. O Homem só pára de realizar-se, quando  a própria vida se encerra.

Precisamos evoluir todos os dias, todos os instantes, em cultura e conhecimento,  também em sentimentos. Saber que se sabe, nem sempre é saber que sabe, mas agir com conhecimento e a razão de quem sabe. É a questão.

O conhecimento não praticado; é  como uma fonte  retida, dentro de um livro fechado, estático eternamente, ignorado que nunca se transborda; é um título vazio, do qual se desconhece o conteúdo, apenas uma imaginação limitação e errada tanto quanto sua atitude de ignorar tal fonte.

Só vamos saber lidar com as situações adversas ou não, quando usarmos de nossas experiências vividas ou aprendemos na fonte de experiências compartilhadas, em livros, conversas e na importância de nunca ignorar o passado, pois ele um livro que deve estar constantemente aberto diante de nós. Seu conteúdo é fruto de experiências especificas de seu autor, de sua vida, de suas idas e vindas em busca de si mesmo e da tal felicidade que morando dentro de nós, leva muitos a se perder no caminho, buscando encontra-la tão distante... tão distante!  a ponto de passar por ela e não perceber que a deixou para trás. 

As teórias de vida conhecida pela evolução, são aulas preparatória para que possamos enfrentar a realidade em ações práticas;  todos os dias nos é dada a oportunidade de rever passo a passo o caminho que trilhamos e nos corrigir de alguns deles. É  assim transpomos  as barreiras que ontem nos venceu e amanhã serão vencidas por nós, quando confrontamos teoria, experiências próprias e a prática. 

Evoluem  todos aqueles que tiraram proveito das situações vividas por ele próprio e de observar as experiências de outros; os que param no tempo, os que esquecem suas próprias experiências;  sempre estarão as voltas com os mesmos problemas, as mesmas derrotas e cada vez mais, se sentem fracassados. 

São os que não evoluiram em suas próprias experiências e na primeira  desilusão, transformam suas vidas numa eterna amargura de murmurações; vivem como se estáticos diante de uma dor eterna, que deveria ser apenas o  momento de um aprendizado.

Todo SER precisa chorar um dia, como forma de revelar a si mesmo, quem você é, e o que faz por você mesmo, As vezes estamos tão errados, tão distante do padrão de vida que idealizamos, que ouvimos outras vozes se expressar no desejo de nos reconduzir ao caminho da evolução natural da vida e aí engrossamos o caldo em ato de revolta contra os que falam e nos embrenhamos mais e mais, no infortunio da vida, no caminho que optamos, cheio de espinhos que nunca fará florescer nossa vida.  Em instantes assim nos achamos  inatingivel,  um super heroi... que voa para o fracasso na vida.

Quem sabe ouvindo suas experiencias de fracasso e vitórias passadas, não perceba o instante exato de evoluir, amadurecer, perceber que somos os únicos animais, racionais dotados de sentimentos, fala, raciocínio e esta oportunidade é de todos seres humanos, os unicos capazes de mudar sua própria vida!

Evoluímos quando sofremos derrotas, desilusões, quando mantemos acessa a chama de  esperança e o espírito de luta; evoluímos quando não nos afastarmos do caminho do afeto; quando somos fieis aos principios fundamentais da vida, que está intrinseco no seio de toda familia; quando cultivamos o sentimento de perdão e quando não transformamos  o coração de peça blindada em simbolo de sentimento puro de amor a si mesmo e ao próximo.

Os que não permitem tais reações, se tornam vítimas de seus próprios sentimentos e atos.

Sabe como descobrimos que nos tornamos vítimas? Quando nos surpeendemos desejando ser o outro e não ser o que  realmente somos. Quando por inveja queremos estar no lugar do outro e não no lugar que conquistamos ou que paramos de evoluir.   Este sim, é um passo rumo ao retrocesso na evolução humana, é o mesmo que  caminhar prá trás, se distanciando de nossos próprios sonhos. É o que leva em alguns, florescer o espinho da inveja, que nos transfigura a ponto de nos levar a ignorar  a razão óbvia  que todos vêem, menos aqueles tomados pelos mais indignos sentimento da vida humana. A  inveja e o ódio. 

O coração bindado não ouve os reclames do espirito a pedir que retorne para ao  caminho de volta a evolução, que a vida promove a cada instante, em competições saudáveis, sentimentos saudáveis e compreensão mútua.

Os que evoluem são os que não apenas sonham, mas agem em favor dos seus sonhos e sentimentos; enquanto os que  murmuram o passado, param estacionados a beira do caminho, vivem pesadelos imperceptíveis e quando acordam a vida já vai tão distante, que os transformara em vítimas de seus roprios atos.
Ainda é tempo de voltar a vida.

Deus nos criou para evoluir em corpo, sentimentos, conhecimentos, Espírito e Alma!
Flamarion Costa
Enviado por Flamarion Costa em 22/11/2009
Reeditado em 15/07/2013
Código do texto: T1937446
Classificação de conteúdo: seguro