BROTAM FLORES NO PÂNTANO

Muitas teorias já foram formuladas sobre a influência sócio-econômica na formação do ser humano. Alguns concluiram que o homem é resultado do meio em que vive. Outros acreditam que é o caráter que determina as ações humanas, independente do meio.

Eu acredito que o meio influencia, porém o espírito forte resiste aos apelos e se mantém firme conseguindo, com elevação da alma e esforço próprios, agarrar as oportunidades, por mínimas que sejam, e sair do charco social. Os lírios brotam no pântano, alvos e perfumados. Brancos na sua pureza. As dificuldades são grandes e maiores que as enfrentadas por quem nasce em terreno propício. Mas, o fator que move as escolhas faz, a exemplo do lírio, com que a pessoa sobreviva sem se contaminar, enquanto muitos contaminam a terra fértil onde germinaram.

A oportunidade é semelhante a um trem que passa em horário pré-estabelecido e a pessoa tem que estar atenta à hora. Porque se o momento passa, ela perde o trem. A vida nos oferta oportunidades diariamente e assim como o trem passa todos os dias, ela também tem vários "horários". O essencial é estarmos atentos ao momento, porque pode acontecer que, desperdiçando uma a uma as oportunidades, percamos definitivamente o trem de nossa vida. E as vezes o trem não passa mais em nossa estação. Aí não adianta lastimar, nem culpar a vida por nossas desgraças. E nem adianta sentarmos "a beira do caminho" e esperar. Temos que agir. Somente nós somos responsáveis por nossos atos e consequentemente pelos reveses que as más escolhas ou o comodismo nos fizeram desperdiçar.

O mundo é um teatro. Só mudam os atores. E cada ator é sui-gêneris, não existe termo de comparação, porque ele é uma individualidade e ninguém é capaz de viver a dor do outro. Assim como ninguém consegue mudar a direção daquele trem que passa na nossa estação. Das boas e das más escolhas depende nossa vida.

A vida está cheia de exemplos de pessoas que venceram, com dificuldades, que conseguiram furar a barreira social do meio inóspito, tornando-se seres maravilhosos e vencedores. A história de vida de muitos cantores e jogadores está aí, nos meios de comunicação. E enquanto outros, nascidos em berço de ouro, se deixam levar pelas facilidades e sentam à beira do caminho. Temos exemplos mil de pessoas da classe média e alta envolvidas com drogas, chafurdando no vício e cometendo crimes hediondos. Comprovando assim, que o meio pode dificultar, mas não impede a ascenção. Tudo vai dos sentimentos inatos em nós. Seres evoluídos podem penetrar em qualquer ambiente sem serem corrompidos. Seres levianos e fracos sujam o ambiente e provocam tragédias, de tal modo que a única solução é afastá-los da sociedade.

Temos favelados que cursaram faculdade. Temos filhos de classes privilegiadas que matam para manter o vício, que cometem crimes inenarráveis, porque são fracos e não resistem aos apelos das drogas e dos maus instintos. Temos famílias que judiam de idosos, de crianças, deixando vir à tona o instinto animal. E em todas as classes sociais.

Esses seres são espíritos distantes da evolução e aqui estão para perturbar. E seres mansos de coração, cheios de Luz, amparam e orientam para trazer a "ovelha desgarrada" para o caminho do bem.

Eu acredito na redenção dos homens e na oportunidade para todos os filhos das estrelas. Somos uma caravana multifacetada, viajando na nossa casa-mãe Terra pelo Universo. Nosso destino é a Luz Maior e lá chegaremos um dia. Todos os corpos celestes seguem essa tragetória, essa dança espetacular dos astros, orquestrada pela força motriz do Universo. Pelo amor ou pela dor, todos chegaremos ao nosso destino. É a lei da evolução.

E não adianta gritar: "Pára o mundo que eu quero descer" (Raul Seixas). Até porque, se eu descer, onde encontro o tão necessário "pé no chão" para amarrar minha alma e mantê-la segura nessa imensidão, da qual não conhecemos nem a milhonésima parte?

A Terra é o nosso lar, o nosso chão, a nossa nave, cumprindo seu roteiro de viagem a caminho da Luz Universal. E é lá que queremos chegar! Com um mundo mais humano, mais consciente, mais sensível e mais amoroso. E isso só o homem, dotado de raciocínio e com livre arbítrio, pode efetivar.

Giustina
Enviado por Giustina em 20/11/2009
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T1934933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.