Ação política no meio social

Outro dia eu fiz um comentário qualquer sobre algo que andava mal em um trabalho que desenvolvo com certo grupo e um dos participantes reagiu, desnecessáriamente com uma agressividade que para ele parecia comum e isso me fez calar a boca, pois detesto qualquer tipo de ofensiva e busco sempre a paz em minhas relações.

Infelizmente eu vejo isso também no nosso meio. Pessoas para impor o seu ponto de vista, acham que devem elevar o seu tom de voz, esquecendo-se que do outro lado existem seres humanos, que tem nenhuma obrigação de ouvir impropérios ou ver gestos obscenos e vergonhosos que denigrem as nossas relações e nos entristecem.

Muitos acreditam que a evasão de sócios se dá pelo valor das mensalidades. Eu acho que na verdade o fato está muito, além disso. Está no fato de que falamos muito e fazemos pouco. Reunimos-nos para discutir assuntos de pouca relevância enquanto o nosso país precisa de ação e comprometimento. Ação social é na verdade o motivo.

Alguns acham que o clube tem que se eximir de comentários políticos, mas o ser humano é um ser essencialmente político, como podemos nos eximir disso. Temos sim que nos eximir de sermos partidários de correntes políticas e respeitar o ponto de vista dos outros, mas o trabalho e a ação política são salutares e necessárias, sempre.