Trem Bala Campineiro

Sabe-se lá o que é emergir do bondinho do Parque Taquaral para o Trem Bala Campinas - São Paulo - Rio de Janeiro? Por sorte a antiga estação ferroviária, local de uma das duas estações previstas para Campinas, fica no bairro onde vivemos.

A previsão para o início de funcionamento do trem é para 2014, mas todos já contamos com a novidade. Imagine que o trajeto entre Campinas e São Paulo vai ser mais rápido do que atravessar a Marginal Pinheiros em horário de trânsito intenso. E existe ainda a promessa de que o Anel Viário em São Paulo vá desafogar o trânsito. Isto é ótimo pois nada é mais desanimador do que atravessar São Paulo com o vai-e-vem intenso de caminhões transportando produtos de várias regiões do Brasil. E o emaranhado de carros, principalmente no horário de pico? Aquilo parece - ou parecia - insanável.

Quando nós fugimos de São Paulo para Campinas, há coisa de doze anos, aqui já não era exatamente um cidade bucólica, mas ainda assim, até hoje é menos estressante do que São Paulo. Eu morava em Santo Amaro e trabalhava na Prefeitura, mais exatamente na Regional Sul da Secretaria da Saúde, ali nas proximidades do autódromo de Interlagos, mas teve uma época que eu trabalhei na Vila Mariana. Agora, quem conhece, faça aí umas continhas. Uma hora na Vinte e Três de Maio, quarenta minutos na Washington Luiz, Largo do Socorro... Socorro! Era bem o que dizíamos, até o dia em que a firma em que o meu marido trabalhava se mudou para a região de Campinas.

Eu amo a dinâmica desta cidade. Graças a isto eu tive muito mais tempo para a minha filha, Amanda, esta duplamente beneficiada pois somada à sua dedicação aos estudos e a proximidade à Unicamp, o resultado outro não foi senão o do seu ingresso na referida e conceituada universidade, onde, aliás, eu também tive o prazer de fazer aprimoramento, mestrado e doutorado.

Sem dúvida a Unicamp é um ponto importante a se considerar em relação ao Brasil, mas principalmente em relação a São Paulo. Vejam que centenas de estudantes do Brasil inteiro se aloja em Campinas para estudar. Formados, a grande maioria retorna para os seus estados de origem, onde, acredita-se, ingressam com mais facilidade no mercado de trabalho. Agora, com o advento do Trem Bala, muitos jovens campineiros poderão fazer esse caminho ao contrário, depois de formados, trabalhando em São Paulo, indo e voltando todos os dias, por que não? Receita aliás que servirá a outras pessoas que já fazem isso se utilizando de cansativos e demorados fretados.

É possível notar que até o empreendimento de imóveis já está se movimentando no sentido de investir nas proximidades da linha. Fora isto, a prefeitura já lançou um programa com normas bem definidas sobre o que pode e o que não pode haver nas áreas - também definidas - próximas à futura estação, num raio de vários quilômetros. Nisto se inclui o padrão mínimo exigido a futuros hotéis, a retirada de serviços como os de oficinas de manutenção, o fechamento de algumas ruas, etc, tudo para prevenir o crescimento de comércio desordenado, informal ou não planejado no local. Assim é que se faz! Com certeza a qualidade nos serviços, ao lado de um projeto de urbanização consciente atrairá ainda mais o turismo para a região, fator inquestionável na ocorrência do trem bala, além do chamariz aos empregos e muito mais.

Com o advento do trem, e considerando que parte da coisa acontecerá bem ao lado, todos em casa já estamos comemorando, muito embora ainda faltem seis anos. E se até então São Paulo era acontecimento a passeio, o mesmo já não se poderá dizer depois do advento do trem que, puxando aqui pra nossa sardinha, eu chamo de Trem Bala Campineiro.

Cissa de Oliveira
Enviado por Cissa de Oliveira em 15/11/2009
Reeditado em 15/10/2010
Código do texto: T1924986