"O nerd de hoje é o cara rico de amanhã"

Só para constar: não gosto do rumo que as coisas estão tomando no mundo.

O que vejo hoje me traz uma sensação de pânico. O mundo está divido em tribos, os jovens - ô palavrinha antiga - estão divididos em tribos.

Que mundo é esse afinal?

(O T-Rex observa que esse mundo velho, onde ele anda a milênios não mudou muita coisa!)

Lembro de quando eu mesma era jovem - faz algum tempo! - e tudo que queríamos era liberdade de ser o que desejássemos. Éramos adolescentes no final da década de 70, o Regime Militar ainda pesava sobre nós, nas aulas de Moral e Cívica, que tinha livros absurdos (me arrependi de não tê-los guardado!) onde "ensinavam" a viver, namorar e sobretudo pensar do modo como "eles" (as eminências pardas que falavam como deuses e influenciavam nossos pais) eternamente temerosos que nos juntássemos e clamássemos ativamente por liberdade, como a geração anterior, desaparecida a sua maioria, nos porões fétidos da ditadura.

Esses livros não conseguiam influenciar quem ouvia Chico Buarque que dizia com sua voz mais ou menos que "apesar de você amanhã há de ser outro dia, que encenava a Ópera do Malandro, para quem lia Nelson Rodrigues e outros como eles.

Cristo Deus! Os jovens de hoje são uma decepção!

Dividem-se em tribos e procuram estar cada vez mais parecidos, mais iguais, de modo que numa massa você é incapaz de diferenciar uns dos outros.

Estava eu placidamente numa pizzaria popular, aliás popularíssima, como cabe no meu bolso e duas dessas tribos estavam reunidas:

numa mesa os nerds, falando de animês, jogos e programas, vestidos com camisetas com desenhos de super-heróis de HQ, com alargadores nas orelhas e barbichas mal nascidas; em outra mesa "cocô-boys", pagodeiros, ouvindo música - se é que se pode chamar aquela algaravia de sons initeligíveis de música! - de suingueira (seja lá o que isso signifique) malhadinhos, com enormes brincos de "brilhante" nas orelhas e um cordão grosso de "prata" no pescoço. As acompanhantes dos nerds ao menos falavam, as dos outros apenas riam muito e se balançavam, creio denominarem-se "piriguetes", com jeans apertadíssimos e blusas que cobrem só aqui e alizinho.

Pai Eterno! Como será possível reunir depois essa meninada?

Creio que os nerds herdarão a terra por que como eles mesmos apregoam "o nerd de hoje é o cara rico de amanhã", a menos que se tenha uma revolta de pagodeiros de inegável força física, lutadores que são de muai-tai e MMA.

O fato é que eles se perdem individualmente, não sabem ser além do que a "tribo" reza e promove, separam-se em bandos distintos, fraccionando o mundo.

Éramos todos uma individualidade e a "moda" do momento não era tão importante quanto agora...Ah, sim! dançavamos ao som da música de discoteca com movimentos rítmicos e coordenados, mas acabava por ai.

Falávamos sobre tudo, tinhamos uma curiosidade infinita, queríamos descobrir o mundo e a nós mesmos e ai de quem dissesse "não pode":

Era mesmo que autorizar. E nem tínhamos razões para isso, além da doce alegria de desobedecer.

Já disse, tínhamos mestres, a música que ouvíamos era de primeira qualidade e não essa "melódia" cabulosa, com cantores (se é que se pode chama-los assim sem ofender ninguém!) que são roucos ou fanhos e não cantam nada que preste mas fazem um barulho medonho.

E essas eram apenas duas das milhares de tribos que existem. Onde vai parar esse mundo?

(O T-Rex esclarece em tempo que: o mundo não muda, as coisas se repetem.)

Eu só boto a culpa naquele imbecil do Cazuza que cantava "ideologia, eu quero uma pra viver"...será que ele sabia do que estava falando?

Sabia nada! Ele rimou ideologia - palavra enorme que ele achou bonita - com outro "ia" qualquer, acredito. Tava chapado sempre, quem pode confiar num camarada assim?

Chapado e genial só o Lobão. (Me perdoem os fãs do Cazuza, mas para mim ele era somente um cocô boy, chapadaço que o pai - dono de gravadora - apoiou por causa da mãe, aquela coitada, mãe de filho único, que ela cria pra ser médico e ele dá em nada).

Estou com medo do futuro e de onde vão parar essas tribos todas.

Talvez uma volta à selva, inúmeras guerras territoriais e aos vencedores as batatas...eu digo: torço pelos nerds.