Espiritualidade a mística humana 

     Espiritualidade é algo muito próprio de cada um, que surge inicialmente, pela educação familiar e vai se desenvolvendo através dos grupos de relacionamentos os quais vamos convivendo ao longo da vida. 

     Num determinado período da vida, necessitamos de comprovações da fé, isto é, acontecimentos empíricos que nos clareia e venha a dar consistência sobre o que acreditamos, ou melhor, no que nos foi repassado. 

     Quanto mais vamos adquirindo conhecimentos intelectuais, maior necessidade de comprovações místicas para que possamos fortalecer e manter viva a Fé. Por exemplo, quando somos crianças acreditamos em muitas lendas, contos de fadas. Porem, quando atingimos a maturidade vemos que não passavam de fantasias, coisas imaginarias. Assim também acontece no processo do desenvolvimento espiritual. A partir do momento em que vamos atingindo certas maturidades, conhecimentos científicos, filosóficos a tendência é sermos mais céticos e questionadores e assim, exigir mais respostas. Crenças os quais acreditávamos piamente passam a ser simbólicas e figurativas. 

     Pois bem, falar de espiritualidade transcendental, acreditar no místico é complexo que se não mergulhamos na Fé e se querer entender pela razão certamente, não chegaremos a ponto algum, a não ser, cada vez mais afastar da Fé mergulhando num vácuo sem respostas mesmo querendo viver pela razão. 

     Certa vez Jesus sabendo da dificuldade do homem aceitar o invisível disse que se não acreditássemos  nele pelas suas palavras pelos menos pelas suas obras pudéssemos acreditar. Num outro momento já cansado de tanta incredulidade diz que nenhum milagre mais faria para se revelar, pois somos muito cabeça dura para aceitar os mistérios de Deus. 

     Certamente, está cabeça dura está no egoísmo, no próprio mistério da palavra Imagem e semelhança de Deus os quais somos. Pois, quando mais adquirimos conhecimento, quanto mais evoluímos emocionalmente mais competidores de Deus nos tornamos. Existe certas espiritualidade que chegam a dizer que todos somos deuses. 

     Outro fato também que colabora para esvaziamento da Fé é a maldade humana. Infelizmente, o homem é tão mal que vemos o erro, a maldade, as segundas intenções em tudo. Esta maldade humana cria uma crosta na dimensão espiritual do Ser Humano, e assim a espiritualidade torna-se mais reparadora que uma expressão de estado de graça, louvor e experiência transcendental. 

     O homem sempre foi e sempre será espiritual mesmo que não se dê conta, e sempre foi e será questionador da Fé no místico, embora dentro dele palpite o transcendental. 

     Algo que vemos é que, quanto mais o homem evolui emocionalmente; quanto mais amadurece e não vê o místico como algo abstrato, fantasioso, não agindo diante o Mistérios transcendentais com certa ignorância, pelo contrario, com respeito e humildade ele pode aceitar e experenciar empiricamente Deus. 

     Falando um pouco de Jesus, ele conseguiu algo que somente pela Ação de Deus conseguiria. Em torno de seu nome, seus ensinamentos transformar a espiritualidade humana. Conseguiu aglutinar todos os povos, todas as crenças, sendo um verdadeiro mestre à outras espiritualidades e verdadeiro Deus para os seus discípulos. Trouxe conteúdo à espiritualidade para humanidadee, abriu o espírito humano para o amor mutuo. 

     Suas atitudes, seus gestos, seus exemplos, sua vida foi uma revolução filosófica, teológica que conduziu a humanidade para um novo modelo de vida e crença mística. Cada vez mais que se aprofunda em suas palavras,e procura enxerga-la humildemente, mais delas tiramos conhecimento e encontramos sentido na existência humana.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 12/07/2006
Reeditado em 23/08/2007
Código do texto: T192366