Advento

No ano passado escrevi sobre o advento depois dele já ter se passado. Um pouco tarde para quem quisesse participar do ritual.

Eu sempre tenho idéias para mim "brilhantes" debaixo do chuveiro. Para alguns pode parecer um tanto quanto medíocre ou piegas, mas para mim eu creio estar passando informações sobre culturas, mesmo que seja cultura inútil. E hoje enquanto me deliciava com a água quente correndo pelo meu corpo, pensei em escrever antes sobre o advento.

Em meu primeiro ano na Suécia fui visitar a ex mulher da pessoa com eu vivi num primeiro momento aqui. Era começo de dezembro e ela tinha uma estrela na janela e um castiçal com quatro velas, uma queimada um pouco mais, outra um pouco menos e duas sem queimar.

Pensei em perguntá-la, mas ao mesmo tempo eu tinha dúvidas por causa da diferença de culturas, não sabia se era falta de educação, já que eu sou a “rainha do fora”.

Começamos a conversar e minha curiosidade falou mais alto, perguntei da estrela e ela me informou que representava a “Estrela Guia” que indicara o caminho aos reis magos ao estábulo onde havia nascido Jesus. Com um pouco de sorte ela me falou também das velas do advento, mas eu não pude compreender muito por causa do meu sueco catastrófico naquela época e ela tinha vergonha de falar errado o português comigo.

Um pouco mais tarde eu ampliei os meus conhecimentos sobre a tradição sueca em se comemorar o advento, aprendi um pouco na escola e não satisfeita por só ter aqui, procurei na Bíblia católica e com muita sorte a página se abriu quase que automático na página certa. Busquei informações na net e escrevi sobre isto num blog que deletei. Aqui não vou usar referências bibliográficas porque estarei escrevendo só o que ficou na minha memória.

O advento é uma comemoração religiosa que antecede o Natal. Ela já teve várias adaptações, mas a atual às vezes se inicia no último domingo de novembro, ou seja o domingo mais próximo do dia trinta de novembro ou os dois primeiros dias de dezembro, o quarto domingo do advento se finaliza um domingo antes do Natal.

Quando eu morava no Brasil e na época em que eu frequentava a missa todos os domingos, eu me lembro vagamente das comemorações do advento somente com missa especial, mas especial mesmo era só a maneira de falar é claro.

Esta semana fazendo um trabalho escolar eu li que a Suécia é o maior país ateísta do mundo.

Isso me fez entrar em parafuso, porque no ano passado quando eu questionei uma amiga brasileira sobre o advento ela me informou que a única coisa que ela sabia, era que no primeiro domingo do avento todas as pessoas iam a igreja e eu fui também. É verdade, a igreja estava lotada. Somente no primeiro domingo. Eu fui nos quatro e os outros domingos havia somente os frequentadores de costume. Eu vejo comemorações religiosas com muito mais fervor e fidelidade do que no Brasil e isso me leva a pensar. Ateístas? Será?

Após a missa especial fui convidada junto aos demais para participar de uma café. Por não ter entendido direito, eu estava indo embora e ...(Caracas! Como se escreve padre no feminino?) Aqui na Suécia tem “mulheres padre” e os padres são casados. E eu acho certo porque nas igrejas que andei e os livros de religião que li e até mesmo a Bíblia eu ainda não li que sexo é pecado.

No café fora servido pão com queijo e presunto, pepparkakor, café com leite e chá, as bolachas eram decoradas com velinhas feitas de uma pasta de açúcar colorida. Muito interessante e haja paciência para decoração minúscula. Acompanhava uma música tocada num piano antigo que compunha a decoração antiga da igreja. O pianista muito simpático e distribuía sorrisos para aos convidados.

Eu montei um ritual especial para mim sobre o advento, porque li várias coisas sobre ele e várias formas de comemoração.

Neste ano o advento se iniciará no dia 29 de novembro, neste dia juntamente com a decoração da casa para a comemoração do Natal decora-se também um castiçal com quatro locais para as velas. As velas são brancas.

Eu como os suecos irei a igreja, mas também vou fazer a leitura do Evangelho indicada nas últimas páginas da Bíblia. A missa aqui é de manhã. As três horas(hora por mim escolhida) farei esta leitura do Evangelho e após, como alguns suecos fazem em suas casas um chá da tarde acendendo a vela junto com a família.

No chá da tarde para a comemoração está incluída a tradicional “pepparkaka” uma bolacha de canela, gengibre e cravo em pó; glögg, uma bebida muito consumida nesta época, ele

é semelhante ao nosso vinho quente. Nós brasileiros preparamos o vinho quente em casa, aqui é vendido nos supermercados e é só aquecer em casa, é também servido em pequenos copos especiais para esta bebida; na mesa vão uns potinhos com uvas passas e nozes ou castanhas de caju para quem gostar delas dentro do copo; também faz parte dos utensílios colheres de café do lado para comer as nozes e uvas passas que ficam no fundo do copo. No meu café da tarde eu vou fazer também pão de batata que meu companheiro adora e croissant. As receitas vou colocar no link “culinária” do meu site.

No primeiro domingo acende somente uma vela, não consegui achar nenhuma informação exata para quando eu devo apagá-las e como eu sou prática resolvi marcar a primeira vela em quatro partes, para satisfazer o meu perfeccionismo e elas parecerem uma escada.

No segundo domingo acende a primeira novamente junto com a segunda apaga-se, no terceiro domingo a primeira, segunda e a terceira e no último domingo acende todas e deixe-as queimar até o fim.

Eu não vou falar mal de nenhuma religião por eu não ter uma mais, pois todas elas contribuíram para que eu seja a pessoa que hoje sou. Eu não faço mais aquelas orações convencionais, aliás eu só fazia no momentos de desespero, porque eu sempre gostei mesmo era de falar com Deus. Hoje eu continuo falando com Ele e quando preciso que alguém da minha família se cura, ou algum amigo eu uso a forca do meu pensamento eu simplesmente vejo a pessoa que desejo ver curada sorrindo num corpo de Luz e tem dado certo. Isto não é um privilégio só meu, qualquer um pode fazê-lo. Não se esqueça que quando não dá certo é porque fizemos um pedido usando os nossos Egos. E também cuidado para o que vão pedir porque o Universo pode atender os nossos pedidos e talvez eles nem tenham vindo de nossos corações. Porém onde quero chegar mesmo é que no ano passado foi a primeira vez que fiz esta comemoração e quando eu estava fazendo eu senti forte no meu coração que naquele momento estava sendo acendida uma luz dentro de mim e que minha vida nunca mais seria a mesma e nunca mais foi a mesma, não fiquei rica financeiramente falando, mas eu encontrei a alegria dentro de mim e com isso a partir daquele momento eu só atraí coisas boas para mim. E por isso estou dividindo agora com vocês.

Sejam felizes e muita Luz em vossos corações.

Carinhosamente,

Gisa

http://energisando.se

Suécia, 14 de novembro de 2009.

gisaonline
Enviado por gisaonline em 14/11/2009
Código do texto: T1923212
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.