SILVIO DE ABREU SE APAIXONOU POR BIA FALCÃO
Romeu Prisco
Há muito não sou mais noveleiro. Todavia, ultimamente, residindo numa chácara, onde ainda não disponho de TV a cabo e com as limitações de uma antena parabólica, às vezes vejo-me obrigado a assistir a alguns "flashs" das novelas dos canais convencionais. Foi o que se deu com a novela "Belíssima". Dela só assisti, na íntegra, aos três derradeiros capítulos, que me permitiram tirar a conclusão que dá ensejo ao título desta crônica.
Aliás, dessa conclusão, também participa a entrevista que o autor da novela e os interpretes concederam ao apresentador Faustão, sobre o que seria o grande mistério de um final surpreendente. Pois bem, se surpresa houve, foi o fato de a vilã declarada da novela ter sido ela mesma a cabeça-chefe de um plano diabólico, posto que, na bolsa de apostas, Bia Falcão era uma das menos cotadas.
Porém, o que o público não se deu conta, e nem poderia ter-se dado, é que a surpresa reservada para o final da novela não iria aparecer na tela, como realmente não apareceu: o amor que todo bom escritor, como Silvio de Abreu, acaba tendo por seus personagens. Principalmente pelos "bons" personagens, mormente quando interpretados por uma atriz do porte de Fernanda Montenegro.
Então, é possível e lícito concluir que Silvio de Abreu se apaixonou de tal maneira por Bia Falcão e pela magnifica interpretação de Fernanda Montenegro, o que explica o fato de não ter tido coragem de mandá-las para atrás das grades. O amor de Silvio de Abreu por Bia Falcão nasceu e foi crescendo na medida do desempenho de Fernanda Montenegro. Resumo da ópera: Bia Falcão, apesar de toda a maldade, foi premiada com uma viagem para Paris, para viver confortavelmente na companhia de um jovem, belo, musculoso e bom de cama.
Estas reflexões tanto podem ser levadas a conta de um estudioso, como de um lunático, ou, até mesmo, de quem não encontrou nada melhor para escrever. Ou será que, no fundo, no fundo, estou com inveja de Silvio de Abreu e gostaria de me consagrar como autor de novela ?
-------------------------------------------------------------
visitem:
www.lunaeamigos.com.br/prisco/prisco.htm
http://www.recantodasletras.com.br/autores/romeuprisco