MINHA VIAGEM Á ITÁLIA



ANTONI BIGCUORE*


Fiquei atônito quando o presidente da Associazione Venesiani nel Mondo, Valeriano Vecchiato, me fez o convite: “você quer passar 15 dias na Itália, tudo de graça?” ualllllllllllll....o coração acelerou!!!
E a paura de avião? Toc, toc, toc, toc...

(Foi realmente um presente de Deus!. E vejam bem, como foi a mão de Deus. Uma amiga do Santuário N.Sa.Salette, onde atuo como voluntário, me deu 100 euros para gastar na viagem. Quando estava em Veneza, achei uma nota de 50 euros!!!)

Foi uma viagem patrocinada pela Federazione Veneta da Itália, em convênio com a Federação Veneta de São Paulo.
Pré-requisitos: sem descendente de Veneto (norte da Itália), ter mais de 60 anos de idade, boa saúde e falar um pouco a lingua italiana.

Saímos de São Paulo, na sextafeira, dia 16.10.09, às 15,50 hrs. Direto para Roma, sem escalas.
Cheguamos em Roma, às 7,05 hrs.(hora local). O fuso horário é de 4 horas.
Antes em Guarulhos, quando ao se dirigir para o embarque eu vejo um “big dinoussauro”, Boeing 777, da Alitalia, senti “paura”....rrsss
Pensei comigo, meus Deus! Como um “bruta monte” daquele consegue flanar no ar? (a física explica....)

Duas fileiras de 3 pessoas e uma de 2 pessoas.
Eu e minha esposa ficamos com o corredor e um jovem de 23 anos, muito simpático por sinal, ficou com a “janelinha”. (rsss)
Ele nos disse que ia para Israel ainda. Dormiu a viagem quase toda.
E eu não preguei os olhos, fiquei com uma pequena “inveja” daquele sono tão gostoso.

As poltronas super apertadas. Viajamos como sardinha em lata!
Não dava nem para esticar as pernas...uma loucura!!! Tudo por causa do lucro, pois “eles” tem que colocar o máximo de pessoas no avião. Problema de custo!

O duro é o desgaste da espera nos Aeroportos. Minha filha nos levou até Guarulhos. Meio dia tinha que estar no aeroporto para fazer o bendito “check in”. Bota “stress” nisto!
Eu sei que saímos de casa às 10 horas. Da manhã, passamos na casa de minha filha para deixar o meu carro e ir, com ela, até Guarulhos. Felizmente, a rodovia Dutra estava fluindo bem, graças a Deus.

Na hora em que o comandante manda “fasten the belts”(aperte o cinto), que vai decolar, confesso que senti um grande frio na barriga.
Mas foi tudo bem, o “dinossauro” decolou (took off)!

A sensação quase o tempo todo é de que o avião não sai do lugar!
Ele sobe bastante até atingir a sua rota e depois se endireita e segue em frente! Ele viaja a uma altura de 10.000 metros e numa velocidade média de 965 kilômetros por hora!. Eu acompanhava tudo por uma tela colocada nos lugares estratégicos. Mostrava tudo. Quantos kilômetros já tinha percorrido, o quanto faltava para chegar, horário previsto da chegada e o mapa mostrava o posicionamento do avião naquele momento!(coisa do GPS mesmo!!! rsss)

É mais ou menos, como os amigos já me haviam dito, como viajar de ônibus. De vez em quando o ônibus passa nos buracos e pula um pouco. Quando ele enfrenta pequenas turbulências, o avião balança um pouco. Felizmente, foi uma viagem relativamente tranqüila. Só na volta, senti um pouco mais de “paura”, pois pegamos um pouco mais de turbulências. Eu aumentava a reza e o pensamento voltava-se para Deus!. E tudo saiu bem...

Como a Alitalia é italiana,claro, eles falam em italiano e inglês. Usei todo o meu estoque de palavras e, modéstia parte, me sai muito bem!(rsss)
Un bichiere dell´aqua,per favore! Che c´e da mangiare? Buon giorno, buona será, Arrivederci....rsss
Enfim, me virava bem....
Finalmente chegamos em Roma!. Mais estresse!. Roma tem muitas conexões para o Oriente Médio, então, muita gente e muita tensão.
Chegamos às 7,05 hrs., hora local.

EM VENEZA. De Roma tivemos que esperar mais ou pouco para tomar o avião até Veneza. Viajamos mais 50 minutos de avião. Ufa lelê, estava cansado já....

Chegamos em Veneza, encontramos o Dr.Marcos, coordenador a Associação Polonezi nell Mondo. Acolheu.nos com muito carinho e atenção. Dirimimo-nos ao estacionamento e nossas malas foram sendo colocadas em 3 Vans, pelos motoristas(dois voluntários deles) e nos dirigimos para a Província de Rovigo. Ficamos hospedados 4 dias, numa “campana”(em italiano, é tipo chácara), onde a casa era usada para retiro espiritual.(“paese” de Ca Capello”).

Quartos amplos, bem confortáveis. Sentia-me bem mais aliviado, após tantas horas de vôo.
No dia seguinte, logo pela manhã, conhecemos todo o Vale do Pó. Pó é o maior rio da Itália!. Uma região muito bela e bem cuidada!.
Na área rural, você não encontra nem meio metro de terra ociosa.Tudo é aproveitado para a plantação de trigo e outros alimentos. Vi muita plantação de uva, maça, pêra e romã, pois o clima de lá favorece este tipo de cultura.

Na Itália, Província, é mais ou menos como o que chamamos de Estado aqui no Brasil.
Fomos à missa no domingo, numa capela perto do alojamento.
Na comunhão ouvi um canto que costumo cantar na igreja aqui em São Paulo, TU SEI LA MIA VITA (Tu és minha vida).

_____Per favore senhora, dove posso comprare un libreto di musica per portare al Brasile?, indaguei com meu italiano macarrônico.(rss) (ao que ela me presenteou com um). Fiquei super feliz, pois esta música (versão portuguesa) Tu És Minha Vida, eu adoro cantar no Santuário N.Sa.Salete, onde atuo.
===================================================================

Veneza é de uma beleza única! Cidade sem igual no planeta! Toda na água praticamente. Um verdadeiro labirinto para caminhar. Ruas super estreitas.

Na Piazza de San Marco, tiramos várias fotos. É uma igreja impar!
Tudo coisa antiga lá. O italiano é muito conservador e cultura a sua estória de maneira inigualável!.

O melhor da estória. Quando a certa hora ia atravessando o Canal Grande, ao descer de uma pequena escadaria, olho pro chão e vejo uma nota de 50,00 euros dando sopa....ulá,lá....rapidamente estiquei a mão e esta veio morar em meus dedos.!!!

Foi tudo por Deus mesmo!. Nunca em toda a minha vida, senti com tanto sorte!!!
Acho que foi a intercessão de meu avo La no céu!. Eu oro por ele todos os dias. Alias, uma coisa uma boa, é rezar pelos nossos antepassados!.


===================================================================

ESTANCIA HIDROMENERAL DE ABANO. Após passar 4 dias, na região do Pó, fomos de ônibus para ABANO, uma cidade hidro-mineral, muito linda!!!. Onde gente da Europa inteira,quase, costumo vir tomar banho lá.(mormente alemães e autriacos).

Ficamos hospedados no Hotel Zodíaco, 3 estrelas. Muito bom Hotel, pena que o gerente era meio “grosso”.
Mas tudo bem, tínhamos que nos amoldar ao ambiente, afinal, cavalo dado não se olha os dentes.(rsss).

Para resumir a estória: conhecemos as principais cidades do norte da Itália: Veneza, Rovigo, Padova, Vicenza, Verona, Beluno(perto já da Áustria), a cidade onde foi inventado o sorvete.
Realmente uma delícia! Foi o melhor sorvete (gelato) que tomei até hoje em minha vida!!! Uma delícia diferente!!!

Conhecemos muitas igrejas lindas! Algumas antiqüíssimas!!! São verdadeira relíquias que meus olhos jamais sonharam em ver!
Cantamos bastante nas viagens! Um grupo de pessoas maravilhoso. Parecia que já nos conhecíamos há muito tempo!
===================================================================

RESUMO DA ÓPERA – Esta viagem jamais apagará de minha memória e as imagens ficarão indelevelmente gravadas na minha retina! Sou extremamente grato a Federazione Veneta da Itália e a Federação Veneta de São Paulo, e a Deus sobretudo, por esta dádiva dos céus...

Aprendi muito em termos de educação e cidadania!. Aliás, nesta parte, eles dão de 10 a zero em nós. Entretanto, em termos de calor humano e comida farta, não tem Pais que se iguale ao Brasil!.
O que nos faltam são políticos HONESTOS, íntegros, sérios, que usem o dinheiro publico de maneira racional e, em favor, do bem comum.(lá na Itália, também está cheio de políticos corruptos!, segundo pude apurar. Acho que em todo mundo!. A classe política está sem moral, por isto que o mundo vai mal das pernas...só por Deus mesmo! rs)

É imperativo haver em nosso País, uma política séria de EDUCAÇÃO DE NOSSO POVO; uma política de curto, médio e longo prazos. Priorizando, sobretudo, o ensino técnico.

Aliás, o que mais falta no Brasil, são técnicos de nível médio!
As empresas, muitas vezes (e já isto esta acontecendo)não preenchem suas vagas, pois estas exigem profissionais especializados. No mundo globalizado isto já ocorre com muita freqüência.

Quando tivermos governantes SÉRIOS neste País, (não esta demagogia que aí está), que ao invés de DAR celulares aos portadores de bolsa família, lhes distribuir LIVROS,quem sabe um dia criaremos uma nova mentalidade de brasileiros que tenham consciência da verdadeira cidadania!?

ARRIVEDERCI ITALIA!!! VALEU! SAUDADES! CIAO!

(*)autor é Escritor, cantor e compositor em SP.sp. Conheça mais os seus textos acessando: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore 31.10.2009, sábado, 16,05 hrs.)