Na Adega do Machado (Lisboa)

(Sequência daquela minha viagem a Portugal em que Antonio era meu cicerone...)

Ao chegarmos à tradicional Casa de Fados, nos dirigimos a uma mesa onde amigos de Antonio nos aguardavam. Este pessoal, ao contrário da turma do carteado, era formado por jovens casais de namorados e ninguém se interessava muito pelo Brasil. Ainda bem, assim livrei-me das inúmeras perguntas. Eles discutiam bastante sobre corridas de carro e o assunto do momento era o rallye Paris-Dakar. Antonio também costumava participar de rallies e tinha sofrido um acidente há pouco. Estranhei que um grupo tão jovem costumasse freqüentar casas de fado. Estranhei também a atenção que os garçons nos dispensavam.

Uma série de cantores apresentou-se, mas a apoteose da noite ficou por conta de Amália Rodrigues, a quem ouvi embevecida.

Depois de seu número veio um conjunto e convidou o público a dançar. Muita gente se levantou, inclusive nós e foi então que notei ali a ausência de uma pista de dança. Todos se dirigiram para um canto do salão, onde cada casal recebeu um arco de flores. Segurando este arco, saímos dançando em cordão por entre as mesas. Aqueles que ficaram sentados cantavam e batiam palmas. Eu nunca tinha visto nada semelhante e achei engraçada essa espécie de carnaval civilizado. Antonio, embora cantasse e sorrisse, estava um tanto sem jeito. Pensei que ele não gostasse de dançar, mas não era isto. Sentia-se encabulado porque um fotógrafo registrava nossos passos. Achei então que era por causa dos problemas que poderia vir a ter com sua namorada. Tampouco tratava-se disto. Só fui descobrir mais tarde, quando vieram entregar-lhe a fotografia revelada. Nela, Antonio foi captado num largo sorriso e era justamente isto o que ele temia, porque em sua boca faltava um incisivo superior, perdido no recente desastre automobilístico. Coisas da vida. Tenho, até hoje, a foto de Antonio sem dente!

Quanto à solícita prestação de serviços dos garçons, também só descobri no final da noite. Alguns integrantes daquele grupo de jovens eram filhos do dono da Adega...