Vida de gente

Andei lendo um trabalho sobre o pintor Waldemar Belisário. Não era propriamente uma biografia, mas contava sua trajetória. Filho de imigrantes, ele viveu em São Paulo e grande parte da vida em Ilhabela. Fiquei impressionada. Terminada a leitura, suas andanças não me saíam da cabeça. Por que será?

Primeiro imaginei que era por ele ter sido artista. Depois, por ter vivido em uma época tão diferente da minha. Por ter sofrido. Por ter amado. Ou ainda por ter conhecido pessoas ilustres da sociedade paulistana e do mundo das artes, como Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Ou por ter convivido com gente pobre e simples do litoral? Finalmente descobri.

Não são as glórias do biografado que nos interessam realmente. Se conhecemos sua obra, ou parte dela, fica mais fácil compreendê-la sabendo como viveu. Mas parece que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ou melhor, diante do desenrolar de uma vida, o que sobressai são os passos da pessoa, seus esforços, seus encontros e desencontros. Os caminhos por ela trilhados.

De onde veio e para onde foi. Quem foram seus amigos, quais os inimigos. Como era seu dia-a-dia. O que fazia nas horas vagas, de que maneira trabalhava. Como se relacionava.Em que lugares viveu. Como eram as cidades em sua época. Como reagiam as pessoas a sua volta. Se viajou ou não viajou. Se recebeu influências estrangeiras ou não. Se era arrojado ou discreto.

Se era soberbo ou humilde. Se tratava bem os semelhantes. Se era simpático ou arrogante. Se foi aclamado. Se foi traído e odiado.

Se amou e sofreu. Se foi amado. Se teve filhos. Se foi bom pai. Se cuidava das crianças ou as tratava com irritação.

Se era impaciente ou alegre. Se gostava de dançar. Se era boêmio ou caseiro, ordeiro ou bagunçado. Se passou necessidades. Se viveu folgadamente. Se foi reconhecido em vida ou morreu pobre e esquecido. Enfim, tudo aquilo que envolve sua individualidade, sua maneira de ser, de conviver, de rir ou chorar.

Uma vida,qualquer vida,nos interessa. De quem quer que seja. E se acompanharmos apenas um trecho dela, já nos desperta. Queremos saber tudo, do começo ao fim.