A arte de saber Viver

Hoje em meu local de trabalho ouvi algo de um colega que me fez refletir sobre a o privilégio que é viver. Meu colega falou-me a seguinte frase “não quero morrer, mas é ruim viver”. Não me disse o porquê de dizer isso, mas logo o interferi, o fazendo refletir sobre o que havia dito. Mostrei a ele vários motivos para pensar diferente, disse a ele, que nós devemos encarar a vida com mais alegria, com prazer, que viver não será ruim, se nós soubermos encarar a vida de forma otimista, alegre e buscarmos forças para suportarmos as adversidades.

Na verdade essa reflexão teve inicio logo pela manhã, ao assistir um programa na televisão, onde vi uma reportagem sobre uma conhecida ministra que está passando por um momento delicado em sua vida, devido a uma doença, porem tem se mostrado forte e lutado por sua cura.

Assistir essa reportagem me fez me sentir privilegiada, despertou em mim uma sensação de agradecimento por ter uma vida saudável, e que embora ao longo da minha vida eu tenha encontrado diante de mim algumas dificuldades, tenha vivido alguns momentos não tão agradáveis, mas tenho vivido bem.

Daí me perguntei, mas será que tenho sabido viver? Será que tenho valorizado bem esse privilégio? Tantas coisas passaram em minha mente, pensei que talvez eu pudesse fazer algo melhor pra aproveitar essa minha passagem na terra.

Nos nossos dias, nessa nossa vida corriqueira, com tantos afazeres, com tantos compromissos, acabamos esquecendo e deixando de lado coisas que nos façam ter uma vida agradável, uma vida feliz realmente. Deixamos muitas vezes de lado o prazer de estar com a pessoa que amamos fazer coisas juntas, deixamos de rir, de cantar, ajudar a quem precisa sendo isso algo extremamente satisfatório para a alma, enfim simplesmente deixamos fazer inúmeras coisas que só nos fariam viver melhor.

Na vida passaremos por situações ruins, mas nem por isso devemos desanimar com a vida, pois “viver é uma arte”.

Angel Lima
Enviado por Angel Lima em 12/11/2009
Reeditado em 18/11/2009
Código do texto: T1918827