Como as batatas foram parar na política
Foi divulgado em uma emissora de rádio que durante a propaganda política o Juvenal voltou a distribuir batatas como prova de protesto pela falta de alimentos no mundo. Ninguém entendia, porém, porque as batatas eram entregues entre uma e três horas da manhã. Mas, enfim, se era para o bem do povo, tudo bem. Que se distribuam as batatas. E, claro, quem come batatas vota no Juvenal!
Veio à eleição, e o episódio ficou esquecido. Cidadezinha pequena de Jerimum, lá no interior de Ronda Matão, no desemboque do fim do mundo, quem iria pensar nessa fofoca depois que Juvenal assumiu a prefeitura? Quem? Se as batatas já tinham, inclusive, virado purê? E o Juvenal eleito, claro.
_ Política se faz com batatas, elas garantem o ibope - dizia Juvenal, comemorando a grandiosidade da idéia que lhe garantiu a eleição.
Durante os primeiros dias de gestão, porém, Juvenal começou a ter problemas. Tentou construir um programa de desenvolvimento para seu município, mas não conseguia. Só havia pensado em batatas, e na campanha. Não tinha construído uma proposta de governo. Não estudou gestão administrativa e nem conhecia nada sobre administração pública. Conhecer a realidade de cada um dos moradores de sua cidade, então, impossível. Pensou em uma forma de sair daquela saia justa. E decidiu viajar. Estreitar o relacionamento com outros municípios sempre dava ibope. E ibope era sua palavra favorita.
_Juvenal, não vai levar um presente para o prefeito de Alvorecer? – disse dona Gardênia, muito faceira, afinal, primeira-dama que se preza viaja com o prefeito.
Juvenal pensou, ponderou.
-Vou levar batatas. Sobrou um monte da campanha e preciso dar cabo delas.
Na hora de decidir quantas batatas levar, porém, ficou indeciso. Colocou uma, mais uma, e foi colocando batatas no veículo, no lugar do caroneiro. Como estava acostumado a carregar o veículo e sair distribuir durante a campanha, e como era lerdo de pensamento, no meio da contagem acabou esquecendo a primeira-dama. Entrou no veículo e saiu, faceiro.
Ao chegar em Alvorecer a cidade toda esperava o ilustre visitante. Uma recepção havia sido montada na escadaria de acesso ao pátio da prefeitura, onde uma multidão o aguardava. Desceu e foi recepcionado pelo prefeito municipal, que logo foi perguntando:
– E ai homem, e as novidades?
Como era lerdo das idéias, Juvenal pensou que o amigo falava do presente. Foi logo abrindo a porta. Por estar o veículo estacionado em uma ladeira, as batatas foram espalhando-se escadaria abaixo, atingindo a multidão, gerando um grande tumultuo.
Finalmente Juvenal havia entrado para a história, como ele tanto queria.