Vossa Excelência
Os políticos não se auto-elegem, nem tomam de assalto as câmaras, assembléias e senado do país. São escolhidos por nós cidadãos e, portanto, somos todos responsáveis pelos resultados desastrosos de nossas escolhas. Além do que, Vossas Excrescências não são extra-terrestres, vindos de outros planetas e galáxias para dominar o país. São pessoas comuns que nasceram e foram criadas aqui nesta terrinha do jeitinho e do o que importa é levar vantagem em tudo, certo? São, em última análise, a expressão maior desta cultura enraizada na vida nacional. Assim como existe a corrupção pública existe a corrupção privada, no mesmo grau e intensidade da primeira, até porque não existe corrupto sem corruptor.
Portanto este discurso simplório de que o "Pior do Brasil são os políticos corruptos" é uma maneira muito tacanha de se eximir das conseqüências dos próprios atos. Se se sabe que o problema "o pior do Brasil são os políticos corruptos" a solução para se resolver o problema é tão simples quanto este discurso xubrega: não votemos nos corruptos.
- Ah!, mas não dá pra saber quem é corrupto antes que o carcará se eleja!!!
Proponho outra solução bem simples, qualquer criança faz, qualquer adulto se diverte: não elejamos ninguém.
Será que resolve?
Talvez resolver não resolva, mas que ia ser um baita susto na bugrada, ah! isso ia.