Um abraço

Se você já recebeu um abraço hoje, deve estar muito mais leve, alegre, de bem coma vida.

Pois um abraço é realmente algo mágico, um aniquilador de energias negativas. E da mesma forma que existem muitos jeitos diferentes de se abraçar, existem diferentes maneiras da energia ruim, o desânimo, a tristeza ir embora através de um abraço.

Por exemplo, tem abraços de pessoas tão fortes, mas com força de verdade, não muscular, destas que você ganha na academia, mas daquelas que vem lá de dentro, daquelas pessoas magrinhas, pequeninas, que você olha e não dá nada. Mas que quando te abraça, você sente uma energia tão boa que parece que ela levou tudo de ruim com ela. E quando o abraço termina e você olha espantado para ver se a pessoa ficou triste por absorver sua tristeza, o espanto é maior ainda: ela está rindo, tranqüila, serena.

Tem abraços também que parece que funde você com a outra pessoa. Aquele abraço suave, demorado, da pessoa amada.

Ah, se você quer saber se é a pessoa da sua vida, peça um abraço. Abrace muito durante o namoro, durante o noivado. Abrace bastante antes de casar. Veja quanto tempo consegue ficar abraçado com esta pessoa, só pelo prazer de abraçar.

Abraço também é termômetro de compatibilidade de energias. Isto não falha nunca.

Tem abraço de macho também. E macho significa “perdeu a chance de ser feliz”.

Aquele abraço de lado, vinte centímetros de distâncias entre os corpos. Tapinhas nas costas. Deveria se chamar “só braços”.

Abraços de reconciliação, ah que interessante. Vêm acompanhados de muito choro, muitas lágrimas que vão levando embora toda nossa ignorância. Vão limpando nossa alma e abrindo espaço para novos e mais nobres sentimentos, como o perdão, o querer começar de novo, a humildade de entender que todo desentendimento, toda briga, tem pelo menos dois culpados.

Já os abraços de despedidas são marcantes. Quando a saudade bate você fica se lembrando dele, como um filme se repetindo na memória.

Vale a pena caprichar neste abraço, pois não sabemos se será ele o último que vamos dar naquela pessoa tão querida. E adornar este inesquecível abraço com um espontâneo “eu te amo”, que sempre esteve preso dentro do cárcere de nossa timidez, de nosso orgulho, louco para sair, para fazer seu papel que é aproximar corações que se amam, mas que não sabem demonstrar.

São tantos os tipos abraços que fica difícil enumerá-los. Mas acho que meu preferido é o abraço de nenê, quem vem daquele ser tão especial e aparentemente tão frágil, que você até então não achava que ele seria capaz de te abraçar.

E por isto mesmo quando o recebe fica surpreso, estático, lágrima fina escorrendo dos seus olhos fechados, pedindo aos Céus para aquele momento nunca acabar.

A todos aqueles, bem humorados ou não, que concordem comigo ou não, que tiveram a paciência de chegar a este ponto do texto, o meu mais caloroso e amoroso, totalmente destituído de preconceito, apertadíssimo e demorado, abraço.