Revelando talentos
Os sites literários podem revelar talentos. Convém que fique bastante claro: podem, o que não implica de nehuma forma dizer que pessoas que escrevem em sites, mesmo as mais destacadas, serão autores no futuro.
Quando digo autores quero referir-me aos que conseguem publicar suas obras.
O número é quase nulo. Enganam-se os autores de sites, como o nosso, imaginar que as editoras tem olheiros em busca de talentos novos. Nenhuma, absolutamente nenhuma editora procura autores nos sites da WEB. O trabalho de publicar um livro, salvo se for pago, é incrivelmente difícil, principalmete porque editores não andam atrás só de obras bem feitas, trabalhadas com carinho. A busca, antes de mais nada, é dirigida para textos que vão vender. Sem esta condição, nada feito.
O ramo mais difícil é a poesia. Não é nem aceita para verificação dos originais, exceto se for apresentada por autor consagrado. Neste caso, muito raro, a facilidade é grande. Rachel de Queiroz prefaciou o romance "Vila dos Confins" , de Mário Palmério. Foi um sucesso estrondoso, que abriu as portas da ABL ao talentoso escritor.
Publicar é extremamente difícil.