Desesperanças
Vamos imaginar ao em vez de afirmar:
“Que Deus não existe”.
Qual então a razão de nossa existência? Acho que também não faria muita diferença se Ele existir, não é?
Quando são divulgadas as imagens tiradas por estes telescópios lançados na estratosfera constatando que existe outras galáxias muito maiores do que a que vivemos, e estamos vendo luzes de estrelas que já não existem ou distam mais de 14 milhões de anos luz de nos, a que ficamos reduzidos? Nestas dimensões classificar comparativamente a terra com um grão de areia seria ainda muita pretensão nossa. Esta é só uma constatação espacial, vamos nos situar agora no tempo, a cada momento, se alarga a existência do homem e da vida na terra.
- Deixe-me ir ao google ( nosso oráculo) para ter uma idéia destes tempos...Lá diz que as formas mais primitivas de vida bacteriana datam de 3,8 bilhões de anos, e que o Homo Sapiens, 300.000 anos e ainda o Homo Sapiens Sapiens 125.000 anos e a civilização 10.000 anos, não há como contestar estes dados? Não sei, não sou da área.
Será que não demos muita importância a esta crise financeira? A gripe suína? A aquele emprego que perdemos? Ou a aquela namorada (o) que nos mandou embora? Ao Lula ou ao Fernando Henrique? Aos Sem-Terra ou aos Com - Iates?
A humanidade na terra é só um lapso de tempo, lembro-me de um professor que jogou um giz para o alto e pegando o novamente disse: este lapso de tempo da trajetória do giz é o tempo de nossa vida diante do tempo da vida na terra. Quase deixei de estudar para suas provas.
Somos só passageiros, do lado de baixo do equador, ou seja, no porão desta nave, não significa, entretanto que estamos no lado pior ou melhor, se nascemos na melhor ou pior época, são condições incomparáveis.
Onde estará a felicidade? No presente ou passado ou futuro do pretérito? Somos saudosistas: Ah! os anos 60/70, mas também ficamos loucos para saber o que vai ocorrer daqui a 100 anos, saudosistas e ansiosos ao mesmo tempo.
Qual a nossa classe de passageiros? Somos da Coréia no norte ou do sul? Da África ou África do Sul? Somos americanos ou da América do Norte? Se um dia o paiol nuclear for utilizado tudo terá acabado, Nada disto interessa. Somente não veremos mais a orquídea florescer e nem o canto do canário da terra no alvorecer, isto sim serão perdas irreparáveis.
Já que não sabemos por que aqui estamos, qual o objetivo e finalidade da vida, qual a meta a ser atingida? Não há respostas para estas questões. O que vale é a caminhada, jamais tocaremos o céu, mas o chão é presente, aqui estamos agora, não sabemos do amanhã e o ontem já não existe.
Que valores interessam? Se é que algum valor interessa? Honestidade? Verdade? Fidelidade? Honra? Quem estabeleceu esta escala? Leis? Propriedade? Poder? Riqueza? Heranças?
Fico imaginando bactérias num grão de areia? Tem alguma escala de valores entre elas?