ENQUETE
Depois da crônica anterior, em que coloquei meus medos e a utilidade das baratas, fiz um levantamento entre amigos e na Internet, para saber o que pensavam sobre os tais monstrinhos. As respostas foram as mais variadas, mas o medo e a repulsa são comuns, especialmente entre as mulheres. Transcrevo algumas opiniões sobre esse ser tão antigo e que, como a morte, ainda não nos acostumamos:
1- Não tem utilidade. Os cientistas são uns machistas, não exterminam as baratas porque é uma forma que eles têm de ameaçar as mulheres.
2- Com certeza é me apavorar. Nessas horas acredito em vidas passadas, pois o único motivo para entender porque cinco pessoas e a barata escolhe justo eu para passar por cima. Em alguma vida anterior, eu fui uma exterminadora de baratas nos castelos medievais e agora elas vieram se vingar de mim.
3- A função da barata é ajudar alguns maridos a manterem-se úteis, sentirem-se os "heróis" das mulheres. Não existem mais dragões, nem disputas tribais, não precisamos mais do dinheiro deles. O que seria deles sem a barata para esmagarem?
4- Além de servir de comida para o Papillon, serve para assustar as mulheres e alguns homens (homens?).
5- As mulheres só não tomaram conta do mundo, graças às baratas.
6-Tem a mesma utilidade que os deputados e senadores lá em Brasília: sujar o ambiente.
7- Dar lucro aos fabricantes de chinelo e melhorar a pontaria dos que usam havaiana.
8- Servem para aparecer quando temos visita em casa, só para constranger a gente!
9- Não adianta brigar com baratas voadoras. Elas sempre ganham. Se não pode com elas, junte-se a elas.
10- Eu me encho de coragem. Pego um spray e disparo a uma distância de 3 metros da barata, gasto quase todo o tubo. Depois fecho a porta, tranco as frestas e, no outro dia, abro. Aí encontro ela morta, jogo no lixo e penso: então era só isso?
Para fechar com chave de ouro, uma utilidade pública: Baratas são dinossauros medonhos, verdadeiras filhas de chocadeira. Você sabe que a barata vem de um ovo? Você até já viu um ovo de barata, mas já viu uma barata chocando o ovo? Tem o hábito de aparecer quando menos esperamos. Quando vamos fechar a porta dos fundos, assim que acendemos a luz. Desesperadas, gritando, correndo e ela está sempre atrás de nós, sempre correndo em oitos. Isso acontece porque, como os ninjas, elas se escondem no escuro. O bicho é tão ruim, que é meio imortal. Se você dacapitá-la, ela sobrevive sem cabeça até por três dias! Se essa moda pegasse, durante a Revolução Francesa, Luiz XVI e Maria Antonieta teriam ainda mais três dias para governar. Sem cabeça!