Não há idade para adquirir um vício.

Há idade para adquirir um vício?

Idade para adquirir um vício não há. O que falta é oportunidade para você adquiri-lo.

Desde criança eu tive vontade de fumar. Sempre que ia à casa de meu tio Domingos, um dos tios mais queridos que tive em minha vida, eu o via pegar um pedaço de palha por um pouco de fumo e fumar. Eu pedia a ele também um pedaço de palha, enrolava e brincava de fumar, pois só poderia ser brincadeira uma vez que não tinha fumo dentro.

Aos dezenove anos comecei a fumar, mas não tragava. Um dia minha irmã me disse que depois que ela fumava um cigarro ela ficava tonta. Como você fica tonta? Eu lhe perguntei.

Ela me disse: “é porque você não traga a fumaça”. E ela me ensinou como tragava. Como não tragava, não fiquei viciada. Passei muito tempo sem fumar. Certa vez voltei a fumar novamente e fiquei um pouco viciada. Mas uma vez precisava alcançar uma graça e fiz promessa de deixar de fumar caso alcançasse e como consegui, deixei de fumar. Essa foi a melhor promessa que fiz até hoje, pois além de não gastar dinheiro, levar uma vida mais saudável, ainda me livrei de certas preocupações, pois sempre me preocupava se tinha apagado bem o cigarro.

Outro vício que tive foi de fazer palavras cruzadas. Eu tinha dezenove anos. Até que foi um vício bom, pois aumentou muito meu vocabulário.

Agora estou viciada em usar o Recanto das Letras. Às vezes deixo de sair, ir ao cinema e outras atividades, pois não quero ficar longe do computador.