Ter Pedra de Crack # Ser Craque de Bola
Cantou-se na Copa do Mundo de 1970: “90 milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração. Todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a seleção...”
Uma época em que assistir um Craque de Bola em ação, era um orgulho pra toda a nação brasileira. E em qualquer campo de várzea, existiam crianças e adolescentes, correndo atrás de uma bola de futebol, esperando o momento de ser observado por um olheiro, como um futuro Craque de Bola.
E assim, muitos Craques de Bola, surgiram em nosso País, nestes quase 40 anos; sendo eles, admirados, respeitados, ovacionados, exemplificados na vida de milhões de brasileiros. Sabe porque?
Ser Craque de Bola – exemplo de saúde física.
Ser Craque de Bola – exemplo de superação.
Ser Craque de Bola – exemplo de disciplina.
Ser Craque de Bola – exemplo de conquistas.
Ser Craque de Bola – exemplo de não viciado.
E a grande maioria das pessoas gostariam de tocar, abraçar, agarrar, ... um Craque de Bola.
Logo o Brasil se tornou um País viciado em produzir Craques de Bola; isto é Legal!!!
Agora, o que não é nada Legal é a tal da Pedra de Crack, que possui uma desgraçada coincidência do nome dado a esta droga. (Crack)
Não poderiam ter escolhido um outro nome do tipo: Pedra de Pereba, Pedra de Perna-de-Pau, Pedra de Bizonho, Pedra de Bola Murcha, Pedra de FdP... Qualquer coisa, menos um nome que ao ser pronunciado lembrasse Craque.
É claro, que isto é o de menos.
Estamos, quase em 2010, e todos sabemos que a Pedra de Crack chegou ao nosso País, com uma força avassaladora, convocando, através de “olheiros”, mais e mais crianças, adolescentes e jovens para fazerem parte desta seleção brasileira dos condenados a morte. E que estes, estão espalhados em diversas concentrações de ruas, becos, praças, viadutos, (pausa), calçadões, play-grounds, coberturas... sendo ignorados, desprezados, desinfectados, (pausa), arrêgados, apadrinhados, acobertados... por vários setores da sociedade brasileira. E pior, querem tratar deste caos, como sendo caso exclusivamente de polícia.
E assim muitas Pedras de Crack, continuarão sendo consumidas, formando uma multidão de pessoas mais seres e menos humanos. Sabe porque?
Ter Pedra de Crack – é consumir familiares
Ter Pedra de Crack – é consumir inocentes
Ter Pedra de Crack – é consumir sonhos
Ter Pedra de Crack – é consumir o Brasil
Ter Pedra de Crack – é consumir Craques de Bola
Que possamos parodiar, na Copa do mundo de 2014: “ 200 milhões em ação, sem Crack Brasil, do meu coração. Todos juntos vamos, sem Crack Brasil, salvamos a nação.”
E esta “corrente pra frente”, precisa começar por mim, por você, por nós... e aí ser-humano, vamos nessa?
Nele, que criou todos os seres-bichos, e, o ser-humano a Sua imagem e semelhança.
Um abraço
Luiz Otávio
04 de Novembro de 2009
Duque de Caxias - RJ