Lucros e Prejuízos do Feriadão

Passeios, lazer, muita badalação, mas também muitas tragédias, principalmente pela imprudência no trânsito, ainda se misturando bebida com direção, apesar do advento da Lei-Seca, pouco respeitada pelos jovens. Com muita cautela, pensando mais na direção defensiva, vou à minha terra natal rever familiares e amigos dos velhos tempos. Tudo é festa, alegria pelos reencontros, abraços, tapinha nas costas, afagos, muitas estórias a ouvir e contar. No domingo, ainda meio do feriado, uma tragédia abalou a cidade, que fica chocada com a perda inesperada de quatro jovens, decorrente de um violento acidente automobilístico. Todos lamentam a causa: velocidade excessiva e também excessivo abuso de álcool. Viúvas, filhos órfãos, pais, demais parentes e amigos ficam na dor de um sofrimento que não tem cura, restando apenas a saudade. Entre alguns comentários, ouvi aquele que mais nos entristece: “desrespeito à própria vida e a dos seus semelhantes”. Apesar de jovens, já com família constituída, esta que é a base para a consolidar o amor e o respeito à vida, por sabermos que estamos cumprindo mais uma missão divina, dando continuidade à espécie humana.

Não se tratava de jovens adolescentes, mas de jovens cidadãos, pais de família, em pleno vigor de sua saúde, que só mesmo um acidente poderia tirar a as suas vidas tão precocemente. Infelizmente, a euforia trazida pela bebida, que também é uma droga, faz o homem perder o verdadeiro sentido da vida e não perceber o quanto vulnerável ela é, chegando a perdê-la em fração de segundos. Por isso, a cada feriadão, em todo o Brasil, se temos o lucro da diversão, temos um prejuízo maior: a perda de muitas vidas.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 03/11/2009
Código do texto: T1902599
Classificação de conteúdo: seguro