LEMBRANÇAS QUE PERDURAM...
Resolvi recordar, hoje. Creio que grande parte dos recantistas vai se identificar e até relembrar. Outros, com menos de 40 anos, talvez vejam os fatos como parte de uma história longínqua. São coisas que marcaram minha juventude. Uma época em que não se ouvia falar em crise de adolescência, depressão, TPM. Uma época em que a família dificilmente se desestruturava, em que a escola era padrão educacional, onde os professores eram respeitados e os pais eram presentes. Uma época em que bandido ficava na cadeia e as pessoas de bem não precisavam gradear as casas. Muitos acontecimentos e personalidades me chamavam a atenção, por isso os guardo na memória, como parte da minha vida.
A nível internacional e nacional, aspectos políticos e culturais marcaram época. A guerra do Vietnã, que provocou manifestações nos EUA e várias partes do mundo, em contrapeso com o movimento hippie do "paz e amor". O filme "Franco Atirador", com Robert de Niro, retratando os horrores físicos e psicológicos da guerra. Os Beatles revolucionando a música, a forma de vestir dos jovens e provocando, no Brasil, o surgimento da Jovem Guarda. Os pais se arrepiando com aquelas "loucuras" todas: danças malucas, sons estridentes, cabelos longos, camisetas, mini-saia, tênis, jeans. O presidente norte-americano John F. Kennedy e Jacqueline, a primeira dama, lançando moda; família feliz no retrato e as escapadelas noturnas do Presidente com Marylin Monroe e outras tantas. O Papa João XXIII com suas Encíclicas. A Copa de 70 e o Tri brasileiro. Martin Luther King e a luta racial nos EUA. As rebeliões estudantís, no Brasil, contra o AI-5. O primeiro transplante de coração no Brasil, pelo Dr.Eurycledes Zerbini, etc.
Nessa série de acontecimentos, quero lembrar de um personagem gaúcho, com destaque mundial: a nossa gauchinha e eterna Miss Universo, Ieda Maria Vargas. Ieda era uma garota comum, bonita, que aos 17 anos, aceitou concorrer ao "Rainha das Piscinas" de Porto Alegre, promovido pelo Correio do Povo. Ela era goleira de um time de futebol e venceu o concurso com um disfarce no roxo da cara, resultado de uma bolada no dia anterior. Venceu o Miss Rio Grande do Sul, nos salões do Grêmio Náutico União. A menina de olhar meigo, delicada, atenciosa e bonita, passou a ser manchete. Em 1963, a morena de 1,70 cm e 58 kg, levantou o Maracanazinho, com 35 mil pessoas gritando: "Gaúcha! Gaúcha!", enquanto desfilava com botas de salto, calça comprida, xiripá, guaiaca na cintura, chapéu e lenço colorado. Na noite de 21 de junho de 1963, em Miami, na Flórida, foi a coroação da menina, agora com 18 anos, que caiu na simpatia dos americanos e passou a figurar em todos os jornais. Ieda era coroada "Miss Universo"! Foi só no dia seguinte que a ficha caiu, quando um telefonema da ex-Miss Brasil, Adalgisa Colombo, pedia para falar com a Miss Universo. Ieda respondeu aos gritos: "A Miss Universo sou eu!"
Conheci Ieda Maria Vargas em Capão da Canoa, no ano de 1978, e sua beleza e simpatia continuavam inalteráveis.