Banda larga por vias estreitas

Brasil e sua gigante capacidade de inventar desculpas, ou jogá-las sobre os ombros carcomidos dos trabalhadores. Fomos o último país do planeta a coibir a escravidão, somos os últimos em qualidade de produtos e serviços, e jogamos a pesada carga para nossos ferrados atletas alcancem o primeiro lugar. Precisamos canalizar essa energia disposta ás falcatruas e desculpas mirabolantes para algo positivo, ficamos esperando as promessas vazias como a cabeça de nossos políticos, e vamos ficando na zona de rebaixamento no quesito tecnologia.

Sempre que este tema é abordado, os responsáveis pelas áreas especificas dão desculpas que no pais X, no Y ou Z as coisas são diferentes. Não é bem por ai. Claro que, queríamos que todos os cidadãos do mundo tivessem oportunidades iguais, mas não sendo ainda possível, precisamos disponibilizar estas tecnologias onde está disponível, e não fazer jogos imbecis de gato e rato entre produtores e consumidores. Se assim fosse, há na Amazônia tribos nativas que vivem como na idade da pedra lascada, vamos todos tirar as roupas e nos embrenhar na mata e viver como nossos longínquos ancestrais.

Estamos na era digital. Aonde de clic em clic, o mundo vai girando numa velocidade espantosa e o Brasil, vai ficando para trás, exigindo que Rubens Barrichelo ande na frente. Sobrecarregar outros parece aliviar as tensões de quem não consegue acompanhar os demais é uma atitude mais que humana, é brasileira. Solte a vinheta, maldita vinheta de Brasil...il...il...il, e vibre com uma medalha de ouro. Ganhamos no quesito hipocrisia, e é do Brasil...il...il...il. E depois vamos pular carnaval.

Estudos recentes da ONU revelam que apenas 5,2% dos Brasileiros tem acesso a Banda Larga residencial. Ainda que nem se pode chamar de Banda Larga o serviço prestado é de baixíssimo nível. Cai a toda hora, não mantém estabilidade de velocidade contratada, paga se muito e usa-se pouco. Cada vez que aparece uma queda e a empresa responsável é contatada, a desculpa é um fio se rompeu, um caminhão rompeu um fio, e por ai vai e se repetem os prazos de conserto, de até uma semana para consertar um misero fio e restabelecer o serviço.

Para questões praticas resolvi testar a empresa Brasil Telecom, empresa que me fornece Banda Lerda aqui em casa, quando não tinha problemas na rede para confirmar minhas suspeitas, e as desculpas foram às mesmas. Ou seja, nos é embutida uma resposta vazia e pré-programada, mesmo sem problema. Não há sequer averiguação no sistema de possíveis falhas, há só uma desculpa na ponta da língua. E os problemas se perduram e as desculpas nem se renovam. Com a compra da BrT pela Telemar, achei que as coisas iriam melhorar, mas que nada, a OI não só comprou a BrT, como inflacionou os problemas, e sequer trocou as desculpas.

Em finais de semana as Bandas Lentas, parecem discadas, com as operadoras dando desculpas de excesso de acesso. Quer dizer que quando chegar a copa do mundo com milhões de jornalistas passando dados para o mundo todo a Internet Brasileira vai dar colapso geral. A maioria dos Brasileiros acessam principalmente redes sociais e programas de bate papo, e já dá essa tranqueira toda, imagina quando formos usar a rede para fins profissionais?

J B Ziegler
Enviado por J B Ziegler em 02/11/2009
Código do texto: T1901511
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.