A VIDA PASSA QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ OLHANDO

“A VIDA PASSA QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ OLHANDO.”

Eram, mais ou menos, vinte e três horas. O sono já turvava a vista e entorpecia o corpo. O cérebro estava quase se desligando do estado de vigília. A televisão estava ligada em um canal de cinema. Agora me lembro: antes de dormir eu liguei a televisão e a força de um diálogo prendeu a minha atenção. Não me preocupei em saber o título do filme. É um detalhe que não dou muita importância, por isso não lembro o título do filme. Mas, parece-me que a estória girava em torno de um casal de amantes com grande diferença de idade entre eles. A moça chorava muito. Parecia desesperada. Sim, estava desesperada por haver descoberto que estava com câncer de mama. Seu namorado, muito mais velho que ela, estava chocado com a notícia. Sentia-se impotente diante da possibilidade de perder alguém que representava, talvez, a última oportunidade de ser feliz.

Não sei se ele falou ou foi apenas reprodução sonora de seus pensamentos. O certo é que eu ouvi nitidamente a frase: “A vida passa quando você não está olhando.” A frase foi tão impactante que eu despertei. A estória ainda se desenvolvia. Tentei continuar assistindo ao filme, mas não consegui concentrar-me. Desliguei a TV e voltei a deitar-me. No entanto, não consegui dormir. Aquela frase ecoava em meus ouvidos e inquietava o coração. Qual seria, realmente, o significado daquela frase? O que Deus estaria querendo me dizer? Sim, eu creio que Deus ainda continua falando aos homens. Basta ter sensibilidade e, obviamente, crer em sua existência e relacionar-se com Ele.

Certa vez ouvi a seguinte frase: “a vida corre para os que gozam e se arrasta para os que padecem.” Teria relação uma com a outra? O que significa “não está olhando?” Perdi o sono. Estaria eu desperdiçando a minha vida? Seria um alerta de Deus para que eu aproveitasse melhor o meu tempo e desfrutasse mais intensamente os momentos ou as oportunidades que Ele me oferece? Não sei. O que sei e disso não tenho dúvida é que eu preciso dar mais qualidade ao meu tempo. Ele muito precioso, sobretudo porque é um presente de Deus. Pense nisso, você também!

Luis Gentil

31.10.2009