A FELICIDADE ESTÁ NO "SIMPLES"

A FELICIDADE ESTÁ NO “SIMPLES”

ANTONI BIGCUORE*

Decididamente cheguei à conclusão que a felicidade está nas coisas simples.

A sociedade consumista, insuflada pela mídia, aceita a idéia de que as pessoas precisam consumir para ter valor. A mais lavada mentira!

Os verdadeiros valores de uma vida feliz, estão inseridos no plano espiritual: honestidade, honradez, ética, amor, amizade, fraternidade, solidariedade, respeito às pessoas e sobretudo à natureza.

Os bens materiais existem para a nossa felicidade, mas não podem sobrepor aos verdadeiros valores. Eles são meios para que atinjamos certos objetivos na vida.

Eles não podem nos escravizar!. Eles apenas são instrumentos, meios, que usamos para as nossas necessidades materiais.

Tudo dentro do equilíbrio!. Sem o que não podemos ser felizes. Eles nos dão falsa idéia de felicidade.

A felicidade está contida em pequenos atos do dia a dia. Bom dia, boa tarde, como vai você, por exemplo, são pequenos gestos de amor, em que você se doa a outra pessoa. Felicidade é PARTILHAR com os outros a nossa própria alegria interior, a nossa própria felicidade.

Acabo de chegar de uma viagem de 15 dias para a Itália. Sai dia 16 e cheguei ontem, sábado, às 7,30 horas.

Conheci todo o Norte da Itália, a região do Veneto. Lindas paisagens, efetivamente uma região muito linda. Em tudo o que vi, cheira ao belo, ao estético! O povo cultua e respeita muito o passado! Eles tem memória e muita!

Vi só carros novos andando pelas ruas: Fiat, BMW, Mercedes etc.

As estradas maravilhosas: todas bem sinalizadas, limpíssimas e os motoristas respeitam às leis de transito. Tudo muito bem.

Mas eu pensava encontrar um povo mais alegre. Senti cheiro de crise. Comercio super fraco, pelo menos aparentemente. Não via pessoas comprando. Muito poucas.

Senti muita FRIEZA nas pessoas dentro dos ônibus. Semblante sisudo, praticamente não se comunicavam entre si.

Senti muito a falta do calor humano típico do brasileiro. Quando entravamos, nos ônibus, os brasileiros “quebravam” aquele ar carrancudo. Impregnávamos o ambiente com a nossa ALEGRIA contagiante!

Nas lojas e lanchonetes, raramente encontrávamos alguém que nos atendia com cortesia. No geral, muita frieza, formalismo!!!

Sentia com isto, grande saudade do meu País!!! Efetivamente o amor e a felicidade estão nas coisas simples!

Jesus deu a receita: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI!!!

(leia depois a minha crônica: Minha Viagem à Itália!)

Santo domingo a todos!!! Alegria em voltar a meu Pais, e voltar a escrever!!!

====================================================

(*)autor é Escritor em São Paulo. Acesse sua página na net, http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(texto inspirado em sp.sp. 31.10.2009, domingo, às 7,17 hrs.)

====================================================