Metabolismo Sentimental

Não. Você não leu errado: é metabolismo sentimental sim. O que dizer de um termo aparentemente tão absurdo? Bom, é comum nesse nosso mundo cada vez mais frenético a preocupação com stress, saúde, peso e...o tão famoso metabolismo, aquele relacionado à máquina contabilizadora de calorias e energia corporal.

Mas quero falar de um outro metalismo de igual importância e talvez esquecido.

Quantas vezes a gente faz um balanço nas nossas emoções, seja pra perdoar alguém, ou pra tirar da nossa vida sentimentos que não fazem bem? Acho que isso é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Nosso cotidiano é abarrotado de circunstâncias que exigem saber lidar com frustrações, perdas, com o trabalho que pareceu em vão. Tudo isso são exemplos de um metabolismo sentimental saudável. Saber lidar com situações sem se deixar levar por elas.

Algumas profissões exigem um maior jogo de cintura com essas emoções. Durante o curso de formação da polícia civil nos foram apresentados dados preocupantes. Muitos dos policiais passam por sérios problemas de stress, depressão, alcoolismo e em alguns casos até o suicídio.

Alguns não buscam ajuda, ou a recusam, por achar que depressão e stress não são doenças. Infelizmente é grande o preconceito e muitos acreditam até que seria demonstrar fraqueza assumir que está doente e que se trata de uma doença neurológica.

Depressão não é fraqueza; é uma resposta do organismo, comunicando que algo não vai bem. Daí a importância de se escolher uma profissão que seja compatível com seu perfil, que não vá contra suas expectativas ou projeto de vida.

Escolher a profissão apenas pelo salário, ou pelo status é uma escolha quase sempre fadada à infelicidade e insatisfação pessoal. É viver acumulando contrariedades e disso certamente decorrerão sintomas físicos.

Na verdade, o que me levou a escrever sobre esse assunto foi analisar como cada um reage diferente, mesmo submetidos à situações iguais. É como aquela velha história do copo meio cheio e meio vazio.

Cada um tem um grau de sensibilidade, uma visão diferente. Coisas que parecem absurdas pra alguns pra outros não são nada, não afetam ou afetam pouco.

Metabolismo sentimental não é fuga. É a boa digestão de situações adversas, é assimilar o necessário, a parte boa e o resto...jogar fora, esquecer e seguir em frente. Caso contrário a vida pode se tornar pesada demais, e a retenção de líquidos...ops, quero dizer, a retenção de sentimentos vai acarretar desequilíbrios de toda ordem.