Com finados

Aproxima-se 2 de NOvembro.Dia consagrado aos finados.

PAra muitos, um dia especial.

Cemitérios cheios de flores,de velas, de lágrimas e de saudades.

Religiosos, cada um a seu modo, homenageiam seus entes idos. Fâs cantam seus ídolos, no afâ de preservar a fama.Garotos ganham trocados, para limpar, pintar e enfeitar as tumbas há um ano esquecidas..

Por vezes observei esse dia, envolta num misto de temor e de fervor. Jamais fui à cemitérios em Dia de Finados. Só choro meus mortos, enquanto dor lacinantes.

Quanto segredo contido na morte, que Soberana se sobrepõe à vida! A única certeza da existencia , a mais temida e menos conhecida.

MAs, esqueçamos a morte, falo dos mortos. Não, refiro-me em especial aos vivos. Áqueles que trazem dentro de si a certeza absoluta e inexplicável, que seu ente que ali repousa, ouvirá suas preces, agradecerá suas flores, e o redimirá de seus próprios pecados. Os vivos, esses egoístas!

Em algumas religiões cultua-se ancestrais, alimenta-se, enfeita-se, imola-se à eles. Aqui estiveram, Sorveram do sopro divino,amaram, odiaram, perseguiram ou foram perseguidos, realizaram, findaram seus ciclos em terra. REcomeçam seus ciclos como espíritos, na fé egoísta dos que os querem aqui, como proteção, como salvação.

Ah! Os vivos! Como são espertos!

Choram a terra, na ânsia de que a mesma os receba mansa e fresca, na hora finda.

Em cemitérios não se corre, nem para ir lá, nem para ficar, mesmo para sair, passos lentos. Não devemos perturbar o descanço dos moradores! Como são espertos, os vivos!

CEmitério lotado, sol causticante, tumbas quebradas, recem-pintadas. A cal tão clara e cara!

Velas, incensos, enchentes de lágrimas, murmúrios, cantorias. Acabou o dia !

Descansem em paz!!!!!!!!!!!!!!!