O FUTURO...ÀS MOLÉCULAS PERTENCE!

E ÀS CRIANÇAS TAMBÉM...

Eu me encontrava naquele balcão a esperar por atendimento quando comecei a prosear com um senhor de aspecto executivo.

De porte elegante, vestido de terno e gravata impecáveis, encontrava-se atolado nos documentos, fato que também me chamou a atenção.Parecia inquieto...

Para mim sempre foi muito difícil esperar...ainda mais de boca fechada. Não sei porquê, mas acho que as palavras aceleram o tempo. Porém, não tardei a perceber que não era apenas eu que o observava em detalhes e que tampouco só eu gostava de falar.

Uma criança impaciente, de no máximo sete anos, traquinava por ali entre as cadeiras do corredor e logo foi ter com o executivo.

"O senhor é advogado?' perguntou o menino todo curioso; "não, eu sou cientista",gentilmente lhe respondeu o homem.

" Cientista? ah, então é por isso que carrega tantos livros?"

Obviamente que aquela criança me chamou a atenção por ser extremamente esperta e observadora.

"Não são livros não, são documentos!" respondeu mais uma vez o homem impecável.

E foi o desenrolar da conversa que me deixou mais perplexa:" Se o senhor é cientista então "me diz" o que acontece quando misturamos o fogo com o óleo!"

Percebi que até o cientista ficou estupefato! Mas respondeu:" depende do tamanho da molécula do óleo, se for grande ou se for pequena".

"O que é moléculas?" perguntou a criança curiosa.

"São...são pedacinhos bem pequeninos dum corpo!"

" A gente é de moléculas, então?"

O professor sorriu e respondeu que sim...e continuou em detalhes a sua explicação.

Nesse momento eu também aprendia, então antenei meus ouvidos: "se for molècula pequena pega fogo, se for grande não pega!"

Ou é o contrário? Vixi! não me lembro mais da aula do elegante homem.

Mas o menino continuou: Agora explica o que acontece com as "mais pequenas", e com as moléculas bem grandonas..."

E o homem prosseguiu na aula das moléculas...

Lá para as tantas o menino o interrompeu:"Agora chega das moléculas e fala para quê serve tantos documentos?"

Foi então que o cientista químico e o seu mundo ao derredor parou para tentar explicar...depois de, obviamente, tentar entender.

Verídico, desde o pé das letras até a aura das moléculas...