"Vôo do Corvo"

Perguntaram-me o porquê desse pseudônimo, "Vôo do Corvo". Disseram que dá uma sensação macabra. O que não era minha intenção, mas entendo.

"Vôo do Corvo" representa a união de dois elementos com os quais eu me identifico: o Vento e o Corvo. A idéia de "Vôo" também é adequada para o momento em que estou vivendo: voando em terras distantes, transformando um sonho em realidade (basicamente estudar Engenharia voltada para Biomedicina, algo ainda sem expressividade no Brasil).

O vento é o mais simples de explicar: "Ar" é um elemento natural que não possui forma nem volume. O vento é seu movimento: algo que existe e não existe. Existe só naquele momento único em que é sentido, em que pode interagir com outros elementos; no instante seguinte já não existe mais.

Eu o associo à brevidade da vida e das coisas terrenas. Faz-me lembrar que, como o vento, devo estar sempre em movimento, até o dia em que eu não existir mais nesse mundo.

Até aí, tudo bem, Vento e Vôo não representam coisas macabras. O difícil é entender a beleza do corvo.

Suas características naturais, bem como a associação aos deuses pagãos e ao misticismo, fizeram com que essa ave fosse condenada na mentalidade da Europa Cristã. E é essa a herança que carregamos na maioria das civilizações atuais. Lendas judaicas, cristãs, maometanas, associam o corvo como ser ímpio e desprezível, sinal de mau-agouro, por ser necrófago. No conceito dualista de Bem e Mal, em que Branco está associado com o Bem e Preto está associado com o Mal, a sua cor condenou o corvo como "ser diabólico".

Já nas mitologias grega, indígena (norte-americana), céltica, siberiana, oriental, essas características não eram cosideradas ruins. Pelo contrário. O corvo é associado à criação do mundo visível, a forças espirituais, à vigilância, ao pensamento, à memória, é considerado mensageiro dos deuses.

Entretanto, o que me fez interessar pelo animal é seu comportamento complexo, exibindo inclusive sinais de inteligência, planejamento, aprendizado. O corvo é um animal que anda em bandos porém é prevalentemente solitário; monogânico, quando se junta a um parceiro é fiel, e mesmo quando este morre o corvo não se junta a outro parceiro.

Simbolicamente, representa espera à ocasião oportuna, sem ansiedade e nem deixando-se de viver; não é se isolar, mas é ter consciência a não se prender a algo ou alguém sem necessidade, e quando se faz o propósito de se dedicar a alguém, ser fiel com empenho. Representa amor e fidelidade conscientes, convictos - amor esse não somente conjugal como também filial, paternal, fraternal.

Portanto, "Vôo do Corvo" representa a própria vida como ela deveria ser vivida. Mas essa é a minha interpretação, não tenho pretensão de fazer outras pessoas concordarem com isso. Apenas estou respondendo a origem do meu pseudônimo.

Voo do Corvo
Enviado por Voo do Corvo em 29/10/2009
Reeditado em 29/10/2009
Código do texto: T1893979
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.