Prenúncio de verão

Eu nunca tive problemas com mudança de casa, colégio ou cidade. A gente estranha um pouco no começo, depois se habitua e quase sempre tudo melhora. Tampouco sofro em viagens por causa do fuso-horário, não fico olhando o relógio para fazer as contas de que horas são no Brasil. E quando chega esse horário de verão até dou risada. Para mim significa o prenúncio de dias quentes, alegres e ensolarados. Dos encontros festivos de final de ano. Das férias na praia, da pele bronzeada. Acho que sou a única pessoa a gostar dele!

Todo mundo reclama, talvez porque tenha que sair mais cedo da cama. Mas eu adoro essa mudança, porque aqui em nossa terra a duração do período de claridade é quase a mesma, inverno ou verão e variar um pouco não faz mal a ninguém. Ao contrário, dizem que até faz bem. Para mim, significa esticar a tarde. Quando escurece logo, queremos voltar correndo pra casa, e nos encorujarmos na toca. No frio isto é bom. No calor, nem tanto. Gosto é de no fim do dia poder encontrar os amigos e tomar alguma coisa – sorvete, refrigerante, cerveja – enquanto batemos um bom papo. Se eu morasse à beira-mar, era a hora gostosa de fazer uma caminhada pela orla e de quebra, ainda me encantar com o pôr-do-sol...